Aulas de teatro de programa municipal desenvolvem habilidades em crianças, jovens e adultos


Com turmas para crianças, jovens e adultos, o programa Mais Futuro, ação da Prefeitura de Guarulhos que promove cursos e atividades em espaços educativos da cidade, oferece aulas de teatro gratuitas no CEU Paraíso-Alvorada. O intuito é estimular processos de aprendizagem teatral por meio da prática e da experimentação cênica. Cerca de 50 alunos participam das aulas.

Durante as aulas os jogos teatrais e os exercícios de improvisação são direcionados à melhoria da comunicação e dos relacionamentos interpessoais. O aluno desenvolve habilidades para falar em público, maior agilidade física e criatividade. Além disso, as crianças são incentivadas a imaginar, ler, memorizar textos breves e expressar-se por meio de atividades lúdicas e integrativas.

Para Juliana Moura, aluna do CEU desde 2008 e mãe da aluna de teatro Rebeca Moura, de oito anos, o curso é uma oportunidade incrível. “Hoje em dia é muito difícil encontrar aulas de teatro, nem pagando a gente acha esse tipo de curso na região. Quando soube que teria aula de teatro aqui no CEU, não pensei duas vezes em matricular minha filha e está sendo maravilhoso. É um curso ótimo para ela se desenvolver, respeitar, trabalhar em equipe e se colocar no lugar do próximo”, destacou.

Já Ana Paula Vieira Leite, mãe das alunas de teatro Isabela e Giovana Vieira Leite, de 11 e sete anos, conta que o programa é uma experiência agregadora na vida das filhas. “Hoje em dia as crianças só querem saber de ficar no tablet e no celular, então fazer atividades como a aula de teatro é extremamente importante. E eu já consigo perceber uma mudança no desenvolvimento delas, estão menos tímidas e mais sociáveis, além do contato que têm com outras crianças, o que é muito bom”, disse.

Para a coordenadora de Programas Educacionais do CEU Paraíso-Alvorada, Camila Sant Ana, outro benefício das aulas de teatro é estimular o interesse pela leitura. “Nessa arte, conhecer e contar histórias é fundamental. Assim, os alunos passam a ter mais vontade de descobrir novas narrativas. Além de aumentar o repertório cultural, as crianças que se tornam leitoras assíduas também têm a oportunidade de ampliar seu vocabulário”, comentou.

Programa Mais Futuro

Iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Programa Escola 360 em parceria com a Organização Social Realizar e Saber, o programa é uma ação que contribui para a aprendizagem de crianças, jovens e adultos ao mesmo tempo em que promove a qualidade de vida ao atuar como um agente de transformação social da população.

O Mais Futuro oferece mais de 20 mil vagas entre cursos e oficinas, divididos em 15 polos de atendimento. Ao todo são cerca de 200 cursos disponíveis para alunos da rede municipal e a população em geral.

- PUBLICIDADE -