Auditoria nas urnas para o segundo turno acontece em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

A auditoria de cerimônia, carga e lacração aconteceu ontem na 279ª Zona Eleitoral, em Guarulhos. O juiz Marcelo Tsuno e a promotora Carolina Juliotte, ambos da justiça eleitoral, participaram do processo. Na cerimônia foi simulada uma votação com os candidatos que disputam o pleito.

A Folha Metropolitana acompanhou a auditoria e pode participar escolhendo qualquer candidato para compor o resultado. No processo, a urna escolhida aleatoriamente foi programada para a simulação de votação. Ao final, os votos foram equivalentes.

Dentre os testes, foram realizadas votações apertando os números rapidamente e o voto foi computado corretamente, ao contrário do que usuários relataram em redes socias. É importante verificar o cargo que aparece na urna para votação, já que se o eleitor apertar o número 13 ou 17 – dos candidatos à presidência – para governador e confirmar, o voto será computado como nulo. No segundo turno deste domingo (28), os eleitores poderão votar em governador e presidente, nesta sequência.

O processo de votação eletrônica é seguro e isento, segundo representantes da justiça eleitoral. “A população pode ficar tranquila, não há possibilidade de erros e alterações”, garantiu Tsuno.

Já a promotora Carolina mencionou a importância de não influenciar o voto de eleitores com informações falsas. “Principalmente nessas eleições conturbadas, nós temos que tomar cuidado com mensagens que passamos para não transmitir informações erradas e equivocadas que possam influenciar a opinião de outra pessoa”, pontuou.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -