Auditoria aponta 1,2 mil falhas na construção do trecho Norte do Rodoanel, sendo 59 consideradas graves

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Da Redação

O relatório elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) identificou 1.291 falhas na construção do trecho Norte do Rodoanel, sendo 59 delas consideradas grandes. O documento, contratado pela gestão do atual governador João Doria, tem como objetivo avaliar as reais condições da construção que deveria ter sido entregue em 2016.

Segundo o documento, divulgado ontem pelo portal de notícias G1, 84% das falhas construtivas observadas na obra foram consideradas de gravidade baixa ou insignificante – elas são decorrentes do abandono da construção. Outras 12% foram consideradas médias, que podem interferir a médio e a longo prazo na operação da rodovia. Apenas 5% são graves que podem impactar o funcionamento do Rodoanel Norte como um todo e, por isso, devem ser analisadas mais profundamente, inclusive com o consórcio projetista, antes da abertura da rodovia para veículos, diz a análise do IPT.

Entre as grandes falhas estão colunas de pontes tortas, rupturas e erosão de encostas, além da condição dos túneis. Segundo o documento, em um deles, com histórico de rupturas, foi identificado o acúmulo de água que deveria estar drenado e falhas em seu revestimento interno.

A construção já custou pelo menos 50% a mais do que o valor orçado inicialmente de R$ 4,3 bilhões em 2013 quando a obra teve início. O gasto estimado atualizado é da ordem de R$ 10 bilhões. O prazo de entrega também foi alterado diversas vezes até o final de 2018 quando os contratos com as construtoras Mendes Júnior, Isolux, Corsan, OAS, Acciona, Construcap e Copasa foram encerrados.

No ano passado, a Folha Metropolitana já havia denunciado o abandono das obras no trecho de Guarulhos. Além da falta de trabalhadores, o local acumulava mato alto, poeira e virou ponto de descarte de lixo.

Estado

Em nota a Secretaria de Logística e Transportes informou que o IPT foi contratado em junho de 2019 para a realização de um estudo sobre as obras do Rodoanel Trecho Norte. A atual gestão assumiu com os contratos dos lotes 1, 2 e 3 encerrados em dezembro de 2018. Após estudos, foi verificada que a continuidade dos outros três lotes era inviável.

Os apontamentos do laudo serão anexados em sua totalidade no novo edital de licitação da obra, garantindo que todos os trabalhos necessários sejam feitos para que o Rodoanel seja entregue com toda a segurança aos usuários e dentro dos novos prazos que serão estabelecidos na futura licitação. A conclusão deste laudo é mais um passo para que o Estado possa retomar este empreendimento, dentro da forma da lei, com segurança para assim concluir o Rodoanel Mário Covas e entregá-lo o quanto antes à população.

Imagem: Lucy Tamborino

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