Atleta guarulhense disputa Copa do Mundo de Footgolf em Orlando nos EUA

O atleta guarulhense, Anderson Borges, que traz na bagagem inúmeras competições internacionais e nacionais, além de conquistas importantes como vice-campeão brasileiro (FBFG), campeão e vice-campeão Paulista, vice-campeão Carioca, vai em busca de mais uma conquista.

As origens do Footgolf não são claras, o esporte começou em muitos países ao mesmo tempo, em meados de 2006. O primeiro torneio de Footgolf em um campo de golfe, jogado como o esporte é conhecido hoje, foi organizado na Holanda em 2008, por Michael Jansen. Homens e mulheres, crianças, idosos e até pessoas com deficiência podem praticar o esporte. É um esporte inclusivo, observando o fair play, a saúde e a segurança dos jogadores.

“Footgolf é uma modalidade que mistura o esporte mais elitizado do mundo, o golfe, com o mais popular, o futebol, sendo realizado em campos de golfe. Assim como o golfe, ele tem as mesmas regras, mas não se usa taco e nem bolinha. Usa-se uma bola de futebol para atingir 18 buracos com a menor quantidade de chutes. Outra diferença é que nesta modalidade, os buracos têm medidas maiores também, em torno de 50 centímetros”, explicou o atleta.

Borges disputou seu primeiro mundial no Marrocos em 2018 finalizando na 307° posição entre mais de 650 jogadores. Agora, o desafio que o atleta de Guarulhos terá de enfrentar é ainda maior, buscar o título entre os mais de 1000 atletas, de mais de 40 nacionalidades diferentes, que irão disputar a competição.

De acordo com Borges, ele conheceu o esporte através de um amigo. “Eu estava jogando golfe na República Dominicana e eu fiz um post nas minhas redes sociais. Um amigo, que jogou futebol comigo no passado, me perguntou se eu conhecia o esporte. Eu fui saber mais sobre o Footgolf em meados de 2017, gostei da modalidade e me profissionalizei. Partindo disso, em 2018, eu fechei um contrato com o Corinthians sendo atleta patrocinado pelo time. Logo após, comecei disputar campeonatos pela Seleção Brasileira, joguei a Copa do Mundo do Marrocos, em Marrakech, neste mesmo ano. Nesta competição haviam mais de 650 jogadores e eu fiquei na posição 312º lugar. Agora estou indo para minha segunda Copa do Mundo”, contou.

A Copa do Mundo de Footgolf acontecerá em Orlando, Flórida, nos EUA entre os dias 27 de maio e 06 de junho de 2023, e terá como local principal de disputa os campos de golfe da Disney World.

“Minha expectativa é, no mínimo, que eu fiquei entre os 100 melhores do mundo pois essa é uma competição que terá mil atletas de mais de 60 países do mundo onde, na realidade, o esporte já difundiu muito e já virou de alta performance. Quando eu joguei a Copa do Mundo em 2018, o esporte não era de alta performance. Ele era apenas praticado aos finais de semanas, porém hoje não. Atualmente temos atletas de altas performances que só fazem isso da vida. Portanto, eu vou buscar o título de Campeão Mundial.

Nós da Folha Metropolitana desejamos êxito ao atleta @ndersonborges.

- PUBLICIDADE -