Atelier Conexões apresenta a exposição Entre Linhas e Formas da Natureza

No próximo sábado (15), às 16h, o Atelier Conexões apresenta a abertura virtual da exposição Entre Linhas e Formas da Natureza, projeto financiado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura – FunCultura. O evento será transmitido pelo canal do coletivo no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/channel/UCgRMG7hdTfpUqbuOn4fIZZw.

O evento conta com a presença do crítico de arte Oscar D’ambrosio, dos artistas integrantes do coletivo Adriano Gambim, Antônio Edson Mac, Nelson Maldonado e Sergio Andrejauskas, além dos artistas convidados Anna Guerra, Angela Leite, Celestino Neto, Claudinei Monteiro, Francisco Maringelli, Gilberto Vançan, Helan Santos, Hélio Oscar Schonmann, Luiz Gonz, Nina Abreu, Renato Rea, Renato Trajano, Ricardo Coelho, Ricardo Martins, Rita Neres e Sergio Niculitcheff.

O projeto prima pelo envolvimento de artistas ligados à linguagem da gravura e objetiva reunir o maior número de pessoas interessadas nesse universo. Para tanto, destaca gravadores dedicados a linhas e formas da natureza, cujos trabalhos têm aproximação simbólica com os quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar.

A exposição

A exposição Entre Linhas e Formas da Natureza é composta por 20 linoleogravuras, técnica que usa como matriz suportes de borracha. Além de visitação virtual ao espaço expositivo do Conexões, visitas presenciais ao atelier, localizado no Jardim Arapongas, na região de Cumbica, também acontecerão até meados de agosto mediante agendamento realizado pelo email atelierconexoesgru@gmail.com. Ao final da exposição as linoleogravuras serão doadas para a Divisão de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Guarulhos.

O projeto também prevê a produção da obra Entre Linhas e Formas da Natureza, livro com linoleogravuras originais, em tamanho padrão de 25 x 28, e tiragem de 80 exemplares. Parte desse acervo também será doado a instituições públicas ligadas às artes visuais.

Sobre o coletivo

Para enfatizar a razão do próprio nome do coletivo, o Atelier Conexões está presente na cena cultural desde 2010, sempre propondo a integração com o público de forma diversificada, participando de exposições, oficinas, palestras, citações em livros da área tanto na cidade de Guarulhos como em outros municípios do Brasil. O coletivo se propõe a manter diálogos, pesquisas e produção artística, considerando as características do trabalho individual e coletivo, mantendo parcerias com outros grupos, artistas e instituições com o intuito de avançar em propostas e ações para a divulgação e o acesso à arte.

O Atelier Conexões é formado por Adriano Gambim, Antônio Edson Machado, Nelson Maldonado e Sergio Andrejauskas, que apresentam uma produção na linguagem que os aproxima, mas mantendo o desenvolvimento de trabalhos nas diversas linguagens das artes visuais.

Para saber mais sobre o Atelier Conexões acesse suas redes sociais no Facebook (https://www.facebook.com/atelierconexoes) e no Instagram (https://www.instagram.com/atelierconexoes/).

Para saber mais sobre os eventos culturais que acontecem na cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Entre Linhas e Formas da Natureza – Abertura virtual da exposição

Data: sábado, 15 de maio

Horário: 16h

Evento transmitido pelo YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCgRMG7hdTfpUqbuOn4fIZZw.