Assistência Social promove capacitação para educadores do Serviço de Convivência

Um grupo de dez educadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “Jovens em Ação”, juntamente com a responsável pelo acompanhamento do serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, concluiu nesta segunda-feira (25) o curso de extensão “As novas configurações sociais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com foto em gênero e etnia”. As aulas, sempre às segundas-feiras, foram ministradas pelo historiador e doutor em Educação, professor doutor Martinho Condini, organizadas pelo Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social e realizadas na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, em São Paulo.

Iniciado no dia 14 de maio, o curso trabalhou temas como o conceito de identidade, a estrutura e a formação da sociedade brasileira, a evolução da família, o preconceito contra as mulheres na história, a violência contra a mulher, os movimentos de resistência no Brasil e o racismo como fenômeno social.

“Jovens em Ação”

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Jovens em Ação” visa fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. A proposta é oferecer constantemente atendimento em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, criando situações desafiadoras, estimulando e orientando os jovens na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Há turmas na parte da manhã e da tarde e os encontros do SCFV são realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os quais abordam diversos temas. O  “Jovens em Ação” é um serviço ofertado para complementar o trabalho social com famílias.