Artesãos guarulhenses confeccionam cenário para a Ópera Macbeth

Da Redação

A produção dos itens que vão compor o cenário da Ópera Macbeth, do compositor italiano Giuseppe Verdi, que será apresentada pela Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos nos próximos dias 25 e 27 de maio, no Teatro do Adamastor, está a todo o vapor. Os artesãos guarulhenses Marli Soga e Donizete Vaz, o Cabelo, são os responsáveis pela confecção manual dos elementos de cena, uma produção que além de valorizar os artistas locais, também envolve grandes nomes da música erudita.

Marli e Cabelo são servidores da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), onde oferecem cursos gratuitos de artesanato no Cemear – Centro Municipal de Educação e Artes. Essa é a primeira vez que a dupla está engajada na elaboração de um cenário, motivo de grande ansiedade e orgulho para ambos.

“Recebemos o convite como um grande desafio, uma proposta inovadora da Orquestra Jovem de conciliar a produção local com grandes artistas, dando a nós a chance de compartilhar nossas experiências, de mostrar o trabalho que fazemos com muita dedicação”, comemora Marli.

Para que cada um dos elementos de cena adquira formato de espadas, coroas, caldeirão, trono, árvores, floresta, entre outros, o papelão bruto é tratado de forma bastante especial, com camadas de papel, cola, tinta e verniz. Esse trabalho exige, além de técnica, atenção aos mínimos detalhes, que somados a toda a produção musical e artística, prometem encantar o público no Adamastor.

Além de Marli e Cabelo, outros artistas guarulhenses participam do espetáculo, como os cantores Leonardo Geronazzo e Verônica Pires, que dividem o palco com nomes de expressão como Marcelo Ferreira, Tati Helene Ramos, Jean Nardotto, Saulo Javan e Thayana Roverso. O espetáculo conta ainda com os figurinos de Milton Fucci.

Foto: Carla Maio