Arte naïf é tema do novo episódio da série Patrimônio Cultural para Curiosos

Um dos mais importantes e belos estilos de arte, a naïf é o tema do novo episódio da série Patrimônio Cultural para Curiosos, exibido a partir desta sexta-feira (3). Iniciativa da Secretaria de Cultura por meio do Arquivo Histórico Municipal, a série semanal de encontros virtuais temáticos é apresentada por Araci Borges, responsável pelo Arquivo Histórico, e está disponível na fanpage https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/ para apreciação dos interessados.

Para abordar a relação entre arte e patrimônio, o oitavo episódio resgata o acervo de artes visuais no qual predomina a arte naïf, marcada pela criação de obras por artistas autodidatas, que desenvolvem uma linguagem pessoal e original de expressão. Em Guarulhos, obras do artista naïf Waldomiro de Deus integram o acervo da seção de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e já foram exibidas tanto no espaço expositivo da Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, quanto no Centro Permanente de Exposições de Artes Prof. José Ismael, na Vila Galvão.

“Surpreendente, exótica e conquistadora, a arte naïf traz ao mesmo tempo a simplicidade e a sofisticação, revelando em cores fortes temas relacionados à crítica social, à religiosidade, ao erotismo, ao folclore e a atualidades”, explica a apresentadora Araci Borges.

O episódio Arte e Patrimônio integra uma minissérie com dez vídeos, disponíveis sempre às sextas-feiras na fanpage do Arquivo Histórico Municipal. Na última semana a série abordou Turismo e Patrimônio. O cronograma de vídeos conta ainda com mais dois episódios sobre os temas:

10 de julho: “Patrimônio natural”;

17 de julho: “Intervenções nas cidades”.

Serviço

Patrimônio Cultural para Curiosos

Disponível a partir desta sexta-feira, 3 de julho

Tema: Arte e Patrimônio. Link: https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/

Fonte: Prefeitura de Guarulhos