Arraial julino virtual mobiliza 900 idosos dos centros de convivência da Prefeitura

As unidades Santa Mena e Gopoúva do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Guarulhos apresentaram, pela internet e por redes sociais, na tarde desta quarta-feira (15) o arraial julino virtual. Um público de 900 idosos assistidos pelos dois equipamentos foi convidado a acompanhar a exibição do vídeo de 50 minutos de suas casas. O vídeo mostra atividades desempenhadas por 300 idosos sobre o tema como declamação de texto, pintura em pano de prato, confecção pratos típicos caipiras, dança, decoração e uso de trajes típicos. Os participantes encaminharam imagens e vídeos executando suas performances.

A ação da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social integra o trabalho de acompanhamento a distância, feito pelos 25 funcionários dos CCIs, aos idosos assistidos pelos equipamentos. Eles são monitorados semanalmente por telefone ou WhatsApp como forma de fortalecer vínculos e promover atividades que os tranquilizem, gerem bem-estar e os estimulem a permanecer ativos.

A educadora física dos equipamentos, Sandra Osti, destacou a relevância da festa julina virtual. “O preparo do arraial envolveu muito os nossos idosos, que prepararam sua casa com decoração, elaboraram pratos, ensaiaram danças e curtiram muito, o que os manteve ativos. Mantiveram-se ocupados e foram muito criativos na maneira como desenvolveram seus vídeos e fotografias enviadas para nós. Embora estejam isolados, não se sentem abandonados. Eles têm nosso contato semanal, que fortalece vínculos. E a atividade física não é apenas para o corpo, mas também para a mente, porque faz disparar a serotonina, um hormônio que melhora a parte emocional”, afirmou a educadora.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos