Arquivo Histórico celebra 35 anos com o lançamento de podcast e exposição

Para celebrar o aniversário de 35 anos do Arquivo Histórico Municipal, a Secretaria de Cultura de Guarulhos apresenta a série História(s) da Arte e Cultura em Guarulhos, versão em podcast de grandes encontros temáticos que ocorreram no Arquivo Histórico Municipal entre 2017 e 2020. A série semanal ficará disponível a partir desta sexta-feira (27) no endereço https://www.guarulhos.sp.gov.br/podcast-historias-da-arte-e-cultura-em-guarulhos.

O primeiro episódio homenageia a servidora do Arquivo Araci Borges, falecida em junho deste ano, e traz para o debate os entrevistados Alexandre Villas Boas, Cristiano Silva e Marina Pinto. Na sequência, CineClubismo em Guarulhos é o tema do segundo episódio, com a participação de Edson Murata, do Cineclube Incinerante. O terceiro episódio apresenta o tema O Trabalho do Historiador e traz como convidado o profissional da área Tiago Guerra.

Além do podcast, o Arquivo Histórico celebra seu aniversário com a exposição História em Acervo, mostra com documentos e fotografias que ajudam a entender a história de Guarulhos e a relação desse espaço com a memória e a preservação do patrimônio documental da cidade. A exposição está aberta ao público até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Arquivo Histórico fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

O podcast

Os episódios do podcast História(s) da Arte e Cultura em Guarulhos se caracterizam como bate-papos informais com artistas e pesquisadores e objetivam registrar e difundir as diversas narrativas e pontos de vista que formam a cultura guarulhense.

O podcast é dividido em eixos temáticos, séries variadas e relacionadas à memória, produção, crítica e formação artístico-cultural na cidade de Guarulhos. O conteúdo é destinado a artistas, pesquisadores em áreas ligadas às humanidades, moradores da cidade e universitários.

Na série Lives TBT o ouvinte poderá conferir conteúdos já gravados nas lives da História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos realizadas em 2020 e reeditados para o novo formato. Na série Em Memória, os episódios contam com convidados para falar de suas memórias a respeito de personalidades da cultura guarulhense que já morreram e com quem tiveram contato pessoal. Já na série História do Historiador, profissionais da área na cidade falam de sua trajetória, pesquisas e livros publicados sobre o patrimônio cultural material e imaterial de Guarulhos.

Sobre o Arquivo Histórico

Neste domingo (29) o Arquivo Histórico de Guarulhos comemora 35 anos de história, memória e preservação do patrimônio documental do município. Criado pela Lei 3.131, de 29 de agosto de 1986, tem como finalidade reestruturar o arquivo municipal em conformidade com o interesse histórico de seus documentos, catalogar, preservar e adquirir tais documentos, dar acesso ao público através de mostras educativas e outros eventos, servir com fonte pública de consulta, firmar convênios e intercâmbio com outras prefeituras e órgãos afins dos vários níveis da administração pública e/ou privada.

Para mais informações sobre eventos culturais que acontecem na cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

- PUBLICIDADE -