Após três atos de vandalismos em unidades, Secretaria da Saúde foi arrombada ontem

Da Redação

A secretaria da Saúde foi arrombada na noite de ontem. Este já o quarto ato de vandalismo desse tipo nesse ano.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Belvedere, na região do Mikail, teve o quadro de luz danificado e os cabos de energia furtados no dia 13 de janeiro. Com a falta de energia elétrica, os refrigeradores ficaram desligados e as vacinas, insulinas e outros insumos tiveram que ser remanejados.

Segundo a Secretaria de Saúde os atendimentos foram prejudicados e as consultas agendadas para foram remarcadas. O departamento de Gestão da Infraestrutura da Saúde foi ao local para realizar o conserto do quadro de luz. Em seguida, a EDP foi acionada. A ocorrência foi registrada no domingo no 7º DP.

Na madrugada do dia 05 de janeiro os cabos de fibra ótica de um poste que dá acesso à Secretaria da Saúde foram cortados e deixaram a pasta sem comunicação com as unidades médicas da cidade, sem acesso à rede e implicaram diretamente no atendimento à população. As comunicações de emergências, como liberações para internações ou transferências também ficaram prejudicadas.

No dia 07 o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) na praça das Pedras, no Macedo, foi invadido durante a madrugada, as portas foram arrombadas, as salas foram reviradas e papeis, documentos e prontuários dos pacientes foram remexidos, porém nada foi levado.