Aplicativos: o mundo na ponta do dedo

Lucy Tamborino

“Não dá pra imaginar a vida sem essa facilidade, uma vez que somos cada vez mais multitarefas“, pontuou a auxiliar administrativa, Débora Aleixo, 29, moradora de Guarulhos que vive conectada nos mais diversos aplicativos. Com eles, Débora encurta distâncias conversando com pessoas que moram mais longe, trabalha, recebe informações a sua escolha, paga contas e encontra a rota ideal para fugir do trânsito. Esse não é só o caso particular da profissional, os aplicativos revolucionam o modo de viver das pessoas ao redor do mundo. A facilidade está num instante na palma das mãos, um leque de possibilidades impossíveis de imaginar ou usar tudo que há disponível.

Já a escritora Caroline Dantas, 22, consegue se imaginar sem essa tecnologia, porém acredita que a situação seria complicada, já que se acostumou com os aplicativos que segmentam informações. “No caso do aplicativo Flipboard, ele reúne as notícias e meus interesses, então fica mais fácil. Ao invés de ter que acessar o Google e pesquisar por um site, consigo ter todos meus interesses reunidos. Embora muita gente fale que é ruim ter muita informação, se bem organizada é interessante, porque você pode ter um pouco de tudo e sempre ficar a par do que está acontecendo”, explica.

 

Guarulhos em um clique

Nessa onda Guarulhos conta com diversos aplicativos. Os moradores da cidade podem se integrar ao mundo tecnológico e aproveitar as facilidades oferecidas em um clique, por meio dos aplicativos.

WhatsApp

O aplicativo de mensagens, WhatsApp, é mais um recurso usado para solicitação de serviços públicos. A Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A (Proguaru) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos atendem a demandas por meio do aplicativo. Para contato com a Proguaru e solicitação de varrição, limpeza, conservação o número é 95556-8388. Só nesse ano, mais de quatro mil demandas encaminhadas pelo aplicativo foram atendidas.

Já o Saae disponibiliza o número 99983-4217. Por meio do aplicativo os cidadãos podem informar à autarquia a respeito de falta d´água, vazamentos e qualidade da água, entre outros problemas que podem afetar o abastecimento em Guarulhos.

 

Cuida Guarulhos

O aplicativo de zeladoria ‘Cuida Guarulhos’ após período de testes deve ser disponibilizado no ano que vem. Uma equipe técnica da prefeitura deve se reunir para discutir os trâmites finais para implantação efetiva da ferramenta.

Na versão de teste, estavam disponíveis dois serviços de manutenção da cidade: tapa-buracos e iluminação pública. Com a ferramenta, o cidadão poderá enviar fotos ou vídeos a uma equipe da Secretaria de Governo que encaminhará os problemas aos setores responsáveis, como Saae, Proguaru e Secretaria de Obras. Ao término da queixa, o denunciante receberá um número de protocolo com o qual será possível acompanhar a solicitação pelo celular.

Além disso, se mantido a última versão, outras informações devem ser oferecidas, tais como a agenda cultural, notícias da cidade e endereços e telefones das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Pronto Atendimento (UPA).

 

CittaMobi

A administração municipal desenvolveu também o app CittaMobi que indica o tempo de chegada dos ônibus nas paradas e traça rotas da localização do usuário até o endereço que deseja ir informando o melhor trajeto e tempo.

No último Dia Internacional da Mulher, o aplicativo ganhou uma nova funcionalidade: o Botão de Incidente Grave (BIG). Com ele as mulheres podem reportar situações graves como assalto, assédio sexual e violência, como também outros cidadãos de Guarulhos que estiverem nessas situações. O sistema é on-line e um alerta será enviado diretamente aos órgãos de controle de trânsito e segurança da cidade.

Outro aplicativo oferecido nessa linha é o Guaru Pag. Que permite a recarga do cartão de transporte da cidade – o Bilhete Único – pelo celular.

 

Sine Fácil

O Sine Fácil permite a busca de empregos em tempo real. A ferramenta notifica os trabalhadores sobre oportunidades de emprego, de acordo com seu perfil profissional e alerta sobre vagas. Outros dados também podem ser consultados pelo aplicativo, como o seguro desemprego.

Lançado pelo Ministério do Trabalho, o aplicativo está disponível para os guarulhenses cadastrados no Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (Ciet), da Secretaria do Trabalho.

 

Uber, 99 e Lady Driver

Contrariando o serviço oferecido por táxis e o famoso taxímetro que dependendo do trânsito e bandeira poderia deixar a corrida cada vez mais cara, os aplicativos de transportes somam a facilidade de locomoção dos Guarulhenses. Com os aplicativos Uber, 99 e Lady Driver o valor das corridas são definidos e disponíveis para visualização antes mesmo de solicitar o serviço. Para solicitar uma corrida basta baixar os aplicativos, que conectam passageiros e motoristas em segundos.

O aplicativo Lady Driver ainda é diferente dos outros dois, já que está disponível apenas para passageiro e motorista do sexo feminino. No site do aplicativo é reafirmada a promoção de autonomia do sexo: “Somos mulheres! Acreditamos no empoderamento feminino e na nossa capacidade de ganhar o mundo“, menciona o site.

Imagem: Divulgação