Aplicativos de delivery: um novo jeito de comprar comida

Mayara Nascimento

O que antes se restringia a pedir pizza pelo telefone, hoje se expandiu e agora é possível pedir todos os tipos de comida por um smartphone que cabe na palma da mão. Nem é preciso mais usar a voz para ligar, apenas uma rede de internet conectada ao celular e uma grande variedade de pratos está à um toque.

Na Google Store, espaço virtual para baixar aplicativos para celulares com sistema Android, mais de 30 empresas possuem serviço de delivery de comida para download. Além de aplicativos gerais, com um catálogo variado e lista completa de restaurantes da cidade, também há espaço para o próprio restaurante disponibilizar o seu cardápio e facilitar a compra de comida sem sair de casa. Entre as empresas que já aderiram ao serviço estão Mc Donald’s, Habbib’s, China in Box e Pizza Hut.

Pizza, coxinha, lanches, comida japonesa, chinesa, italiana, mexicana, vegetariana e até comida árabe estão disponíveis. Os adeptos às comidas saudáveis também aproveitam os aplicativos com tranquilidade, pois há opção para todos os paladares. As sobremesas não ficam de fora, já que os aplicativos gerais oferecem até açaí, cupcake e sorvete para entrega.

Empreendimentos de entrega de bebida também já entraram para o cardápio. Para quem se esqueceu de comprar a cerveja antes da partida de futebol, basta pegar o celular, fazer o pedido, definir o endereço e esperar cerca de 40 minutos para receber o produto em casa.

O pagamento pode ser feito de forma online, com um cartão de crédito cadastrado no próprio aplicativo, ou então realizado na hora que o pedido chega ao seu destino. Os tipos de pagamento aceitáveis variam de acordo com a política do restaurante escolhido.

O aplicativo gratuito IFood, lançado em 2011, oferece promoções aos usuários com combos baratos, entrega grátis para alguns restaurantes, vouchers, descontos, entre outros. Além de possibilitar que o cliente compre comida sem sair de casa, do trabalhou ou de onde estiver, também oferece o serviço de salvar os lugares favoritos do cliente para facilitar o acesso para outros pedidos.

Entre os aplicativos gerais que oferecem a lista completa de restaurante, estão disponíveis o Hellofood, Pedidos Já e RestauranteWeb Delivery.

Imagem: Divulgação