Apenas 11% dos guarulhenses estão satisfeitos com desempenho da Câmara Municipal

Lucy Tamborino

A Câmara recebeu a pior avaliação dos guarulhenses entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. A pesquisa, realizada pelo Instituto Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat), no primeiro trimestre deste ano, revela ainda que essa é pelo menos a segunda vez que a Casa de Leis atinge esta posição.  

Neste levantamento, o Legislativo recebeu nota 468 de uma escala que vai até 1.000, sendo contemplada com baixo grau de satisfação. Na amostra, 47% dos guarulhenses estão insatisfeitos com o trabalho desempenhado, classificando o serviço como ruim ou péssimo; 42% avaliaram como regular e apenas 11% de bom ou ótimo.

Quando apenas a faixa etária é analisada, levando em consideração as avaliações ruins e péssimas, pessoas com mais de 50 anos de idade são as mais insatisfeitas. Já entre a escolaridade, moradores com Ensino Superior foram os que mais reprovaram a atuação do Legislativo.

Na série história, iniciada no segundo trimestre de 2017, os menores índices de satisfação aconteceram no último trimestre de 2018 e no segundo semestre 2017, com pontuação de 448 e 458 respectivamente. Já os melhores resultados foram observados no quarto trimestre de 2017 (nota de 517) e no primeiro e terceiro semestre de 2018 (ambos com nota de 476).

As Casas de Leis melhores avaliadas no levantamento foram das cidades de São José dos Campos, Santo André e Sorocaba, com nota de 615, 594 e 582, respectivamente – com grau médio de satisfação. Além da Câmara de Guarulhos, a de Mauá (490) e São Paulo (494) também atingiram baixo grau de satisfação – o índice mais baixo da escala.

O Indsat é composto por um grupo de pesquisadores, jornalistas e publicitários que a cada três meses analisam os índices de satisfação de 16 serviços públicos em cada uma das 10 maiores cidades do estado, os 15 maiores municípios da Região Metropolitana de Campinas e 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba também fazem parte da cobertura do instituto.