Antes de ir à praia, verifique a qualidade da água para banho

Foto b2-0128 PRAIA DE JUQHEHY – A praia extensa de areias finas e brancas atrai um público bastante eclético, desde famílias que buscam o sol e tranquilidade, até jovens em busca de ondas e agito. São Sebastião – SP (Circuito Litoral Norte/ Litoral Norte C&VB/ Estâncias Paulistas/ Balneárias) – S 23º 46.110’ W 45º 43.438’ Crédito obrigatório – Foto: Miguel Schincariol

Da Redação

Quem está pensando em curtir uma praia nas férias de verão, deve tomar muito cuidado com a qualidade da água para não ter uma surpresa desagradável.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, faz a análise da qualidade das praias semanalmente, a partir da coleta de amostras de água do mar aos domingos, em 174 pontos distribuídos em 150 praias do litoral paulista.

Veja aqui (http://s.ambiente.sp.gov.br/html-praias/mapa.html) a qualidade das águas do litoral paulista.

O trabalho de avaliação da balneabilidade tem início com a coleta, feita por uma equipe técnica de seis coletores, que partem para pontos estratégicos, localizados no litoral norte e litoral sul do Estado. O profissional entra no mar, até a altura da cintura, e coleta a água em um frasco esterilizado, a 20 cm abaixo da superfície.

Ao final do dia, depois de percorrer todas as praias, as amostras são encaminhadas para análise nos laboratórios das Agências Ambientais de Cubatão e Taubaté. Mensalmente, são analisadas em média 700 amostras de água.

Ao acessar o mapa de qualidade da Cetesb, o banhista pode ver se a praia que ele deseja frequentar está própria ou não para mergulho pelas bandeiras de identificação, em que vermelho significa imprópria e verde indica que está própria para o banho.

Imagem: Miguel Schincariol