Alunos do curso Teatro Escola 360 do CEU Parque São Miguel elaboram vídeo lúdico

Proporcionar integração, criatividade e protagonismo foram alguns dos objetivos propostos durante a atividade online com os alunos do projeto Teatro Escola 360 no CEU Parque São Miguel. A iniciativa é da Secretaria de Educação de Guarulhos, por meio do Programa Escola 360, que oferece aulas de teatro gratuitamente para crianças, jovens e adultos em diversos CEUs da cidade.

O resultado da atividade foi a criação de um vídeo com a manipulação de objetos chamado Iara e Kiara e os Caçadores, realizado pelas alunas de teatro Sophia Vitória Mariano da Silva e Mayumi Andrades de Oliveira. As crianças mostraram todo o seu protagonismo ao preparar roteiro, encenação, direção, cenário, filmagem, recursos vocais e edição. Para assistir ao vídeo do teatro online acesse https://youtu.be/REBC6THi0oo.

No primeiro semestre deste ano a professora Thaiz Sant’Ana ministrou aulas de forma online, às terças e sextas-feiras, no CEU Parque São Miguel e um dos exercícios propostos foi o teatro de objetos, cuja principal característica é a utilização de objetos prontos, deslocados de sua função utilitária, transformados em personagens na cena.     

“Nossa intenção foi proporcionar integração, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário e, através das técnicas das artes cênicas, ampliação da consciência do mundo, do outro e de si mesmo para refletir sobre qual é o papel do ser humano no planeta”, destaca Thaiz. 

Sendo o teatro um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural, os alunos investigaram os objetos através do estudo de formas, cores, funções e suas relações possíveis com o universo lúdico ou lírico, com a memória, a imaginação e os repertórios do ator. Além disso, os educandos participaram de videoconferência no dia 25 de junho com os atores e idealizadores do espetáculo virtual Azulindo, um Mundo Submerso. “A atividade foi fonte de inspiração para os alunos do curso, pois uniu linguagens do Teatro de Bonecos, do Teatro Negro (com luz negra) e do Teatro de Sombras”, explica a professora.   

Teatro Escola 360 

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação para oferecer gratuitamente aulas de teatro para crianças, jovens e adultos nos CEUs da cidade. Ele teve início em 2018 no CEU Ponte Alta e hoje está presente também nos CEUs Parque São Miguel, Ottawa-Uirapuru, Jardim Cumbica, Rosa de França, Continental e Vila São Rafael.

Para além da formação de atores, o curso proporciona integração, criatividade, coordenação, memorização e vocabulário por meio de técnicas das artes cênicas, ampliando a consciência do mundo, do outro e de si mesmo para melhor refletir sobre qual é o papel do ser humano no planeta.

- PUBLICIDADE -