Alunos da Rede Municipal participam de atividades para conhecer processo eleitoral

Da Redação

Neste mês de outubro, os alunos do Ensino Fundamental das EPGs Zuzu Angel, em Cumbica, e Dr. Vicente Ferreira Silveira, no Jardim Nova Cidade, participaram de atividades sobre as eleições, nas quais receberam orientações sobre esse processo e participaram de uma simulação de votação com muita autonomia e comprometimento.

Na EPG Zuzu Angel, as atividades aconteceram por meio de uma votação digital pelo programa “Urna Eletrônica para Fins Gerais”, para eleger um candidato fictício, que na visão das crianças, possuía a melhor proposta para a Educação.

As propostas desses candidatos foram elaboradas de acordo com o Plano de Governo dos atuais candidatos à Presidência do Brasil. Cada aluno, de posse do seu título de eleitor, teve direito ao voto. Essa atividade contou com rodas de conversa sobre a importância do processo eleitoral para a democracia do País, pesquisas com nomes de candidatos, utilização de gráficos, estatísticas e formas de governo.

Na EPG Vicente Ferreira Silveira, as turmas também realizaram uma sequência de atividades aproveitando o período eleitoral. A partir do tema “Eleição na Floresta”, os alunos encenaram papéis de candidatos que assumiriam o governo, caso o Leão fosse substituído.

Ao longo da história, foram apresentadas as propostas de cada candidato e as crianças discutiram qual era o candidato com a melhor proposta e qual sua posição em relação a sua escolha. Uma vivência rica na qual cada aluno pode apresentar seus argumentos em relação à escolha de seu candidato. Além disso, as crianças confeccionaram títulos de eleitores e a atividade aconteceu como em uma eleição tradicional, com mesários, urna, fila organizada, lista de presença e comprovante de votação.

Depois da apuração dos votos, prevista para acontecer até o final do mês de outubro, as professoras das turmas darão sequência às atividades com uma produção de texto sobre o mandato do candidato eleito, relatando suas ações para a população da floresta.

Imagem: Divulgação