Alunos da rede estadual, professores e servidores têm acesso gratuito a programas como Word e Excel

Da Redação

No ambiente escolar a tecnologia é indispensável, seja para planejamento de aulas, apresentações ou entrega de trabalhos. Pensando nisso a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a Microsoft, disponibiliza gratuitamente o pacote Office 365 para alunos, professores e servidores da rede estadual.

Para ter acesso ao pacote é preciso possuir e-mail institucional da Educação de São Paulo, que pode ser obtido na Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/). Com este e-mail é só acessar https://portal.microsoftonline.com para fazer o download.

Programas de referência como Word, Excel, Power Point e Outlook podem ser baixados em até cinco dispositivos diferentes, como PCs e dispositivos moveis. Outra opção é o armazenamento de arquivos na “nuvem” com a possibilidade de acesso a arquivos tanto na escola quanto em casa. Também é possível utilizar serviços de calendário, mensagens instantâneas para comunicação em trabalhos em grupo.

Confira as vantagens de alguns outros programas e como são utilizados em tarefas escolares:

Outlook

Mais do que uma caixa de mensagens, o Outlook é também agenda de contatos e calendário. Marque as datas de provas, entregas de trabalho e atividades extraclasses em um único lugar. Não esqueça de habilitar os alertas para não perder nenhum compromisso.

Skype

Reuniões de grupo, às vezes, esbarram no problema: distância. Com o Skype alunos em diferentes lugares (em casa, no trabalho, na escola) podem discutir etapas de um trabalho ou até tirar dúvidas antes das provas.

OneDrive

Armazene em um só lugar textos, imagens e vídeos. Mais do que economizar espaço, o OneDrive evita a famosa frase “professor, esqueci o material em casa”. Basta garantir o acesso à internet, e todas as informações salvas nos dispositivos são recuperadas.

Imagem: Governo do Estado de São Paulo