Alunos da EPG Edson Malecka conhecem o Parque Ecológico do Tietê

Da Redação

Na manhã desta terça-feira (8) mais de 160 alunos da EPG Edson Nunes Malecka aproveitaram encantados a viagem de trem até o Parque Ecológico do Tietê, localizado na zona leste da Capital. A viagem teve início na estação Guarulhos-Cecap, linha 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e o desembarque na estação Engenheiro Goulart, em São Paulo.

Gestores e professores da unidade escolar aproveitaram a programação da Semana da Criança para proporcionar muita animação para os alunos. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a nova estação de trem da cidade, inaugurada em 2018, além de fazer um piquenique no parque.

O passeio integra ações do projeto “Guarulhos, suas tradições e contradições”, desenvolvido pela escola desde agosto. O projeto também envolveu estudos sobre a história dos bairros Jardim Ponte Alta e Lavras, dentre diversos locais da cidade.

“O passeio turístico contribui para o roteiro do nosso trabalho, pois além de abordar práticas pedagógicas lúdicas por meio das brincadeiras no parque, trata da importância do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e a utilização do trem como meio de transporte público para se chegar até ele”, explica a coordenadora pedagógica da EPG Edson Malecka, Rosana da Silva Ferreira dos Santos.

Ao longo do percurso, os alunos observaram a paisagem com muito entusiasmo. “As crianças amaram, só de verem rapidamente o ônibus do Corinthians já foi o máximo, ainda mais porque a maioria não tinha tido a experiência de passear de trem antes”, relatou a professora Jéssica Elias de Azevedo.

Enquanto conversava com o amigo sobre as brincadeiras de que mais gosta, o aluno Davi Moura, do 2º ano, revelou sua preferência na hora de brincar. “O campo é a melhor parte do parque, mas empinar pipa também é muito legal”, vibrou o menino.

Piquenique e diversão garantida

Na hora do piquenique, a turma do 3º ano da professora Jacqueline Lopes se desdobrou em puro entretenimento e muita união, dividindo o lanche entre eles. “Os alunos são bem organizados e os pais muito dedicados, o que facilita o trabalho que desenvolvemos em sala de aula. Nós trabalhamos as lendas de Guarulhos, falamos da Casa da Candinha, patrimônio histórico e cultural da cidade, e enfatizamos a importância do aeroporto e das novas estações da CPTM para o desenvolvimento de Guarulhos. E ainda tem muito mais”, lembrou Jacqueline.

“É minha primeira vez no parque e me apaixonei”, contou o aluno Pablo Eduardo dos Santos. Seu amigo Lucas já conhecia o espaço. “Eu vim ao Parque Ecológico do Tietê, mas hoje é diferente, pois meus amigos estão todos juntos, aí é muito mais divertido”, contou.

A professora do 5º ano, Deayse Cangussu, falou sobre o envolvimento dos alunos com o projeto. “Em nossa turma discutimos diversos assuntos, como o ciclo do ouro desde a época indígena, a sua colonização, que culminará numa maquete”. A professora destacou ainda as peças teatrais elaboradas pelas próprias crianças sobre o tema e valorizou a inciativa da gestão de dar importância ao transporte público, que é o meio de transporte do futuro para essa geração.

“O passeio é muito importante para que os alunos conheçam o trem e como é a rotina de milhares de adultos diariamente”, reiterou a professora Priscila Correia.

Ao todo, cerca de quinze adultos, entre professores, estagiários e colaboradores da CPTM, acompanharam as crianças. As demais turmas da unidade escolar também realizaram visitas aos zoológicos de São Paulo e de Guarulhos.

Imagem: Eduardo Calábria/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos