Alunos com deficiência visual participaram de atividade do programa Lixo Zero Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Da Redação

Os alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), realizaram atividade conjunta com a equipe Lixo Zero Guarulhos desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos, nesta segunda-feira (21). O foco do encontro foi a sensibilização de tutores de cachorros no entorno da praça das Pedras, no Macedo, para recolhimento dos dejetos de seus animais. A equipe da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão esclareceu aos frequentadores do local que, especialmente para as pessoas com deficiência visual e que utilizam bengala, é totalmente desagradável encontrar dejetos de animais pelo caminho.

Para exemplificar, foi utilizada uma caixa sensorial onde as pessoas puderam experimentar a sensação que o deficiente visual tem por não saber o que pode encontrar pelo caminho. Com os olhos vendados, os participantes foram convidados a colocar a mão na caixa para sentir os objetos da mesma forma como os cegos percebem o mundo. Dessa maneira, foi explicado que as pessoas com deficiência visual também não conseguem saber que os dejetos dos cachorros estão na calçada, por isso, a necessidade de recolher sempre.

O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, afirmou que todos “precisam se conscientizar de que os passeios públicos são de uso comum e, por isso, devem ser respeitados”. Já o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, ressaltou a importância da parceria com outras secretarias da Prefeitura para a melhoria dos serviços e orientação da população. “Pessoas com deficiência visual têm suas especificidades e a orientação da população irá ajudar para a construção de uma cidade mais limpa e inclusiva”, afirmou Messias.

Imagem: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -