Alunos com deficiência visual participam de atividade do Programa Lixo Zero

Da Redação

Um grupo de alunos com deficiência visual atendidos pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), através do projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), participou nesta sexta-feira (19) de uma atividade do programa Lixo Zero Guarulhos. Essa foi a primeira experiência da equipe do Lixo Zero com o público com deficiência visual. O objetivo é mostrar que é possível incluir e sensibilizar para a redução do desmatamento e para o consumo consciente.

Na ocasião a equipe preparou uma atividade tátil, sem exposição visual, especialmente pensada para o grupo, além de explicar o ciclo de vida dos pneus, do plástico, do isopor e do papel. Todos manusearam os materiais, principalmente os componentes que são usados na formação de um pneu, e aprenderam sobre a destinação de entulhos e todas as possibilidades de reaproveitamento.

O aluno do projeto Matheus Sandre, de 20 anos, relatou que a atividade foi muito interessante e concluiu que “com atitudes simples é possível salvar o planeta”. Ele disse que pretende falar da iniciativa e multiplicar o aprendizado.

Segundo o subsecretário da SAI, Toninho Messias, atividades como essa “devem contemplar todas as pessoas e a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão está à disposição para auxiliar os interessados”.