Alckmin inaugura nova unidade da Fatec no Cecap

Rômulo Magalhães

O governador Geraldo Alckmin e o vice-governador Márcio França entregaram ontem o novo campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec). Em funcionamento desde a metade de fevereiro, a unidade fica localizada na rua Cristóbal Cláudio Elilo, 88, no Parque Cecap.

A nova sede da Fatec conta com 24 salas de aula, 17 laboratórios, biblioteca e anfiteatro com 117 lugares. No total, as instalações físicas são de 8.280,80 metros quadrados. A unidade conta com dois cursos superiores: Tecnologia de Logística Aeroportuária e Logística.

Alckmin informou que além dos cursos que já existem, a Fatec terá cursos de comércio exterior e gestão de produção industrial. “Este prédio está à altura de Guarulhos e possibilitará a ampliação do número de cursos. De cada 10 alunos, nove são colocados no mercado de trabalho no primeiro ano”, disse.

Para o prefeito Guti, a faculdade transformará a população guarulhense. “Só na Fatec teremos 2.500 pessoas se formando. Isso significa 7% de todas as pessoas que cursam o terceiro grau aqui no nosso município. Então para nós é um aparelho extremamente importante e significativo”, afirmou Guti que destacou que hoje a cidade tem 40 mil alunos no ensino superior.

Já o vice-governador, que assume o governo amanhã, informou que quase 90% dos alunos que se formam nas Fatecs conquistam bons empregos. “Quem faz uma Fatec, sabe que tem a garantia de emprego”, disse. Ele completou com a informação de que o Estado de São Paulo é a maior rede pública de ensino universitário no mundo, com 450 mil alunos. “Na China a pessoa faz a faculdade, mais devolve o dinheiro. Aqui não. É 100% de graça”, explicou.

O Estado investiu R$ 67,1 milhões na obra da Fatec e da futura Etec de Guarulhos, construídas em áreas cedidas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Secretaria de Educação do Estado (SEE).

Inscrições para o vestibular serão abertas em maio
De acordo com o Centro Paula Souza, o processo seletivo das Fatecs é semestral. A abertura de inscrições para o próximo ano está prevista para maio. No vestibular para o primeiro semestre de 2018, quase 900 candidatos se inscreveram para disputar 120 vagas.

Foto: Rômulo Magalhães