Ação integrada de fiscalização flagra crimes ambientais na Serra da Cantareira

Da Redação

Mais uma etapa da fiscalização integrada aconteceu ontem no Parque Estadual do Itaberaba, na região de Guarulhos da Serra da Cantareira. A ação flagrou desmatamento e loteamento clandestino no local. Um dos responsáveis que estava no local do desmatamento foi notificado, tanto por órgãos municipais quanto estaduais, e vai responder a um processo administrativo que pode resultar em multas.

A ação foi conduzida por equipes das secretarias de Meio Ambiente e Justiça de Guarulhos, Fundação Florestal, Polícia Militar e GCM Ambiental.

A pasta de Meio Ambiente alerta que por se tratar de uma unidade de conservação todas as construções e loteamentos no local são crimes ambientais e podem ocasionar multas, apreensões e prisões. Qualquer cidadão pode denunciar crimes ambientais através do telefone 0800-772-2006. Não é necessário se identificar.

Parque do Itaberaba

O Parque do Itaberaba possui 15 hectares e fica entre os municípios de Arujá, Guarulhos, Nazaré Paulista e Santa Isabel. O local é um importante remanescente da Mata Atlântica, das Serras da Cantareira e Mantiqueira, abrigando grande biodiversidade e variada fauna regional.

Grupo de fiscalização integrada

O grupo de fiscalização integrada foi criado em outubro de 2019, durante uma reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, com o objetivo de conter as constantes invasões na região da Serra da Cantareira.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -