Ação do Saae reduz em 63% número de furtos de hidrômetro na cidade

Da Redação

Guarulhos conseguiu reduzir o número de furtos de hidrômetros em 63% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2017. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, entre janeiro e junho de 2017, foram furtados 832 hidrômetros na cidade, contra 304 furtos no mesmo período de 2018.

O equipamento que registra o consumo de água dos imóveis está na mira dos criminosos por conta do cobre, material que compõe o aparelho e que pode ser vendido em ferros-velhos. Dessa forma, a estratégia adotada pelo Saae foi a troca por equipamentos feitos de plástico, paga pela própria empresa.

As trocas de hidrômetros ocorrem nos locais de maior incidência de furtos. Na última compra, realizada em novembro de 2017, foram gastos R$ 532 mil na compra de 4,5 mil hidrômetros feitos com a tecnologia composite, que possui pouco ou nenhum metal em sua composição – portanto, menos sujeita a furtos por não ter valor de revenda como sucata.

Para este semestre está prevista a compra de outros 10 mil hidrômetros com a mesma tecnologia. Em média, o Saae tem trocado, por ano, cerca de 20 mil hidrômetros.

Imagem: Divulgação