Ação de segurança Acorda Caminhoneiro acontece nesta sexta-feira em Guararema

A CCR NovaDutra, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realiza nesta sexta-feira, dia 27/08, das 5h às 8h, no posto de serviço Batistella, localizado no km 177 da pista sentido São Paulo, em Guararema (SP), mais uma ação de segurança Acorda Caminhoneiro. O objetivo da ação é alertar os caminhoneiros que trafegam pela via Dutra sobre os riscos de dirigir cansado ou com sonolência por conta de muitas horas seguidas ao volante.
 
Na ação, colaboradores da CCR NovaDutra e equipes da PRF e da ANTT abordam os motoristas profissionais, que estão se preparando para iniciar sua viagem, com dicas de segurança e informações sobre o Programa Estrada para Saúde que oferece serviços para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos caminhoneiros. O material também traz dicas para garantir uma viagem segura, como a importância da parada a cada duas horas dirigindo e a necessidade de dormir antes de uma viagem.
 
Pontos de Parada e Descanso (PPDs)
O local da ação escolhido é um dos sete Pontos de Parada e Descanso (PPDs) instalados na rodovia Presidente Dutra, que foram selecionados pelo Ministério da Infraestrutura. Os pontos de parada foram instituídos com objetivo de trazer benefícios não só para os profissionais do volante, como também para os estabelecimentos e à sociedade, como a diminuição de acidentes por falhas humanas devido ao cansaço.
 
São certificados somente os estabelecimentos que cumprem integralmente com os requisitos e condições mínimas sanitárias, de segurança e conforto, estabelecidos pelos atos normativos relacionados aos PPDs, com validade de quatro anos, estabelecidas pelo Ministério de Infraestrutura. 
 
Pontos de Parada e Descanso na via Dutra:
 
Trecho Rio de Janeiro
·         Rio de Janeiro, Km 164 da pista marginal, sentido RJ, posto Cobrascam;
·         Barra Mansa, Km 290 sentido RJ, posto Floriano;
·         Porto Real, Km 296 sentido SP, posto Olá – Porto Real;
·         Resende, Km 304 sentido RJ, posto Olá – Resendão;
 
Trecho São Paulo
·         Guararema, Km 177 sentido SP, posto Batistella;
·         Pindamonhangaba, Km 101 sentido RJ, posto Amaral.
·         Silveiras, km 25,3 sentido SP, posto Retiro da Mantiqueira;
 
Serviço: Ação de segurança ‘Acorda Caminhoneiro’
Quando: dia 27/08
Local: Guararema – Km 177 da pista sentido São Paulo.
Horário: das 5h às 8h.