Academia Guarulhense de Letras aprova três novos membros

Academia Guarulhense de Letras publicou edital para preenchimento de cadeiras vagas no Sodalício, informando a obrigatoriedade de ter obra publicada, residir em Guarulhos e ter disposição para contribuir com as atividades de incentivo à leitura e às artes em geral.

Inscreveram-se Jandira Elisa Grassano Lopes (Jandilisa Grassano), Karla Maria de Souza e Devanildo Damião da Silva. Após análise dos currículos e das respectivas obras por uma comissão de acadêmicos, os três postulantes foram aprovados e participaram da reunião virtual da AGL no final de agosto, comprometendo-se a empenhar-se por ajudar a ampliar a atuação cultural da entidade.

Jandilisa Grassano é artista plástica, autora dos livros “Minha vida, uma arte só” e “Um quê de arte…”. Formada e Letras e Música, lecionou língua portuguesa em escola estadual em Arapongas (PR), na qual também atuou como secretária concursada e diretora substituta. Decidindo pelas Artes Visuais, tornou-se bacharel em pintura, gravura e escultura pela Escola de Belas Artes, em São Paulo. Projetou mostras na Itália, Grécia, no Principado de Mônaco e na Riviera Francesa, fazendo-se acompanhar de outros artistas. Em Guarulhos desde 1987, mantém ateliê, promoveu eventos e exposições em vários espaços, inclusive em praças e parques, nos quais fez doações de obras, além de presentear diversas entidades filantrópicas com seu trabalho, criado a partir de sua sensibilidade artística. Como adida cultural do Consulado Italiano em Guarulhos, organizou a mostra “Arte Brasileira na Itália”, patrocinada pela Bauducco. Foi secretária-adjunta de Cultura, no final dos anos 1990.

Karla Maria é jornalista, autora dos livros “Mulheres extraordinárias”, com o qual foi vencedora como Escritora Revelação no Prêmio Guarulhos de Literatura de 2017; “Irmã Dulce – a santa brasileira que fez dos pobres sua vida”, em 2019; e o “O peso do jumbo -histórias de uma repórter de dentro e fora do cárcere”, em 2019; os três pela Paulus Editora. Formada pela Universidade Metodista de São Paulo, faz pós-graduação em Produção Editorial pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação; cursou Língua Inglesa nos Estados Unidos. Trabalhou na Folha Metropolitana, Metrô News, Rede Jubileu Sul Brasil e Américas, Revista Família Cristã, além de outros veículos de comunicação e participações como voluntária em publicações digitais e impressas. Recebeu prêmio Sebrae de Jornalismo (2012) e o prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa da CNBB (2012 e 2017).

Devanildo Damião é doutor e mestre em Gestão Tecnológica pela USP, pesquisador associado do Núcleo de Política e gestão Tecnológica da USP; organizador do livro “Sistema de Inovação” e da Revista Análise Guarulhos, editadas pela Agende Guarulhos; co-autor do livro “Doutores da Inovação”, em conjunto pela Agende e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Foi coordenador técnico científico da Agende Guarulhos, participou do projeto do Parque Tecnológico de Sorocaba, presidiu o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Jundiaí e atualmente é coordenador técnico do Conselho de Desenvolvimento de Guarulhos. Também é professor em programas de graduação e pós-graduação e coordena o curso de Administração do Centro Universitário Metropolitano FIG-Unimesp.

Segundo a presidente, Antonia Conceição Vaz Duarte, devido à pandemia, ainda não é possível promover a posse solene dos novos integrantes, o que se espera que possa acontecer na cerimônia anual que habitualmente é realizada nas proximidades do aniversário de Guarulhos, em dezembro.