Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência recebe 700 pessoas

Da Redação

A cerimônia de abertura da Semana da Pessoa com Deficiência aconteceu ontem e contou com a entrega de certificados aos participantes do concurso “Desperte seu Olhar Inclusivo”, palestras, teatro com alunos bilíngues em libras.

Foi prestigiada pela secretária de Assuntos Difusos em exercício, Lígia Gonçalves de Lócco, pelo subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias; pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ellen Farias; por Rosa Maria Martins, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD); por Everton dos Santos, presidente da Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos (Adevig) e por Jéssica Daniele, que representou o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep).

Durante saudação aos presentes, Ligia de Lócco parabenizou a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) e observou que o evento era uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “Todo aprendizado deve ser levado adiante por onde cada um passar. Tudo que aprenderem aqui mudará a perspectiva sobre o assunto”, afirmou.

Já o subsecretário Toninho Messias sugeriu aos presentes que levem mensagens para o maior número de pessoas do quanto a inclusão é importante. “Temos que divulgar, pois somos multiplicadores. Somos todos iguais e o deficiente tem que estar onde ele quiser. A pessoa com deficiência tem direitos e deveres e não pode se acomodar ou baixar a cabeça”, ressaltou.

As atividades desta terça-feira (21) incluíram a premiação “Desperte seu Olhar Inclusivo”, as palestras: “Tenho um Aluno Autista, e Agora?”, com Alexandra Oniki da CIAAG; “Libras – A Inclusão Social do Surdo”, com Regiane Fernandes, intérprete e instrutora de libras e Danielly Nailany, psicóloga bilíngue e intérprete de libras e apresentação Teatral com Alunos Bilíngues em Libras da Rede Municipal de Ensino, com tradução simultânea.

Programação

24/08 – Adamastor Centro – Salão de Artes
9h – Palestra “A Sexualidade do Adolescente com Deficiência Intelectual”, com Bruna Mazetto (Terapeuta Ocupacional
– Clínica Comunicare)
10h30 – Bate papo com Sérgio Brito e Valéria Biude, com mediação de Renata Ragazzo (Espaço Giz na Lousa)
13h30 – Palestra “Bengala Verde”, com Sonny Polito (Grupo Retina SP)
14h30 – Apresentação de Dança, com Vanessa Lanzarotto (SAI) e Anselmo (Adevig)

Imagens: Divulgação/ PMG