A nova ‘cara’ dos SUVs

Da Redação

Pioneiro entre os SUVs compactos e praticamente sem concorrentes por 12 anos (do lançamento, em 2003, até 2015), o Ford EcoSport teve redução em seus preços. Está até R$ 7.900 mais barato. Esse abatimento é para as versões FreeStyle e Titanium 1.5 com câmbio automático, a R$ 83.990 e R$ 92.990, respectivamente. Para a FreeStyle com caixa manual, o preço baixou de R$ 85.290 para R$ 77.990.

A readequação acompanha a trajetória descendente do EcoSport no ranking de vendas, no momento em que o segmento de SUVs compactos ganha nova cara. De 2003 a 2015, o Ford esteve fora da liderança da categoria apenas em 2012, quando foi lançado o Renault Duster – que ocupou o primeiro lugar.

O ano de 2015 marcou o início da ofensiva de lançamentos de SUVs compactos no País, com as chegadas de Honda HR-V e Jeep Renegade O EcoSport perdeu o primeiro lugar de vendas da categoria, à qual jamais retornou.

Desde então, foram lançados ao menos dois novos SUVs compactos por ano no País. Aos poucos, o EcoSport foi perdendo espaço – a queda nas vendas atingiu seu auge em 2019. Nos últimos dois meses, o Ford ficou de fora da lista até dos cinco mais vendidos do segmento.


Cara nova

O HR-V assumiu a liderança do segmento de SUVs compactos em 2015. Depois dele foram lançados Renault Captur, Peugeot 2008, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Honda WR-V, Citroën C4 Cactus, VW T-Cross e Caoa Chery Tiggo 5X, além das novas gerações de Chevrolet Tracker e Caoa Chery Tiggo 2. Mesmo com a queda de participação, o EcoSport conseguiu (ao menos até o ano passado) se manter na lista dos cinco mais vendidos, junto com HR-V e Renegade. Porém, o lançamento do Creta, em 2016, foi um marco importante para desenhar a nova cara do segmento de SUVs compactos, que está se consolidando em 2019.


Mudanças no ranking

No ano passado, o HR-V, após três anos, perdeu a liderança da categoria para o Creta. O Renegade, por sua vez, começou a ganhar espaço nos últimos meses do ano, consolidando esse bom desempenho de 2019. Pela primeira vez, entre os SUVs compactos, é ele que lidera a categoria. Já o HR-V despencou no ranking. Além do Renegade e do Creta, este ano o Honda foi superado pelo Kicks. O T-Cross, por sua vez, atingiu em cheio o EcoSport. Lançado há três meses, O VW tirou o Ford da lista dos cinco SUVs compactos mais vendidos do Brasil.

No momento, o Renegade tem boa vantagem. Neste ano, só não liderou toda a categoria de SUVs no mês passado, no qual o Compass foi o mais vendido. O outro utilitário da Jeep, porém, é modelo médio. Já a disputa pelo segundo lugar coloca o Kicks e o Creta com chances superiores às do HR-V, que está em queda.

Imagem: Divulgação/Honda