A melhor idade canina

- PUBLICIDADE - Anuncie

Angela Nicoletti

Como é a ordem natural da vida, os nossos bons amigos caninos também envelhecem, e infelizmente, cedo demais para nós. Mas com que idade os cães ficam efetivamente idosos?

Com 10 anos, podemos considerar os cães idosos, época em que começam a andar mais devagar, comer e dormir menos.

Nessa etapa de vida, podem aparecer alguns problemas, como artrose, surdez, cegueira, entre outras coisas. E é neste passar do tempo que os animais começam a perder energia e a ganhar alguns pelinhos brancos, passando ainda a exigir alguns cuidados mais específicos que podem garantir algum tempo a mais de vida, ou ainda o mais importante: mais qualidade de vida para a velhice.

O primeiro passo é, certamente, cuidar de sua alimentação. A ração deverá ter um teor menor de gordura e, de preferência, ser especialmente feita para os cães idosos (ração sênior) e preferencialmente úmidos, por dentes ficarem mais frágeis ainda.

É bastante significativo manter o amor incondicional, pois ainda que o cãozinho tenha sido o seu melhor amigo, eles também sofrem de problemas de memória, tendo problemas, inclusive, para reconhecer algumas pessoas. É preciso ter paciência, pois nem sempre o ouvirão chamando, poderão não ter tempo para chegar ao lugar certo para fazer as necessidades, ou ainda esquecer onde estão seus alimentos e a sua caminha.

Para cães que ficam cegos, uma dica é bastante importante: não mude os móveis de lugar. Deixe tudo como ele está acostumado, pois assim poderá se localizar mais facilmente. A adaptação também é bem difícil para ele, não se esqueça disso. Além disso, não interrompa o sono de seu cão, e nunca o deixe de lado somente por estar velho: ele vai precisar ainda mais de você agora.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -