A massa é massa

Serginho Freitas

Quem nunca encarou o fogão para preparar aquela massa depois da praia que atire a primeira pedra! Completo, versátil e literalmente imbatível, a massa é, sem dúvida, um dos pratos mais queridos, e rápidos, do brasileiro.

E, de verdade, uma bela travessa de massa é muitoooooo mais do que “apenas uma travessa de massa”; ela é uma forma de reunir a família com receitas clássicas, ou não, e transformar o domingo em uma grande bagunça.

“Todo domingo cedo o açougue enche de ‘mamas’ e ‘nonas’. O principal pedido para o molho bolonhesa é a carne moída de coxão duro. Já as ‘cozinheiras mais tradicionais’ pedem a carne cortadas em cubos. Normalmente o corte escolhido é o miolo do alcatra”, disse Ademir Rodrigues, proprietário do açougue Boi de Prata, (rua Padre José de Anchieta,193) que fica na Vila Galvão.

Em Guarulhos, uma das principais e mais antigas fábricas de massas frescas, a Sabor da Itália, que fica no bairro da Vila Augusta (sabordaitalia.com.br), tem em seu “menu” uma quantidade enorme de produtos. “Trabalhamos com mais de 25 tipos de massas frescas. Da mais vendida que é o Nhoque de Batata ao Rondele de Mussarela com Tomate Seco que vem caindo nas graças do paladar dos clientes”, disse Athayde Alves, proprietário da marca “100% guarulhense”, para este colunista.

Um dos principais revendedores da marca guarulhense, o Ateliê das Massas, (rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 452), aumentou em mais de 15% as vendas de massas frescas prontas.
“Com a mudança de perfil de moradores da cidade, muitos casais novos e o fato de ambos trabalharem fora, as massas frescas têm sido um dos itens de maior procura por aqui. A Sabor da Itália realmente vem agregando clientes pela qualidade. É mais uma empresa da cidade mostrando para o que veio!”, disse Renato Martins, proprietário do espaço.  

E para acompanhar aquele prato especial de massa, nada melhor do que uma bela brachola! Por isso, estou colocando em nosso instagram, (instagram/folhametropolitanagru), uma receita fácil e rápida que aprendi com minha “Nona” Isaura Cimino… Bora cozinhar galeraaaaaa !!!!



Ingredientes para a “Brachola da Dna Isaura”

1 kg de colchão mole cortado em bifes finos (vá até o açougue que está na matéria principal que eles irão dar desconto para nossos leitores)

2 cenouras médias raladas

500 gramas de bacon cortadas em tiras (não precisam ser finas)

1 calabresa defumada picada em pequenas tiras (as mais finas que você conseguir)

1 cebola média picada em pequenos cubos (o menor que você conseguir)

3 dentes de alho picados

300 gramas de azeitonas

1 talo de alho poró

700 gramas de molho de tomate natural ou 3 saquinhos

Óleo para fritar a carne

Palito de dente para prender a carne

Sal a gosto

Temperos secos a gosto

Modo de preparo

Misture o recheio do rolinho (cenoura, alho, cebola, bacon, calabresa e os temperos secos).

Em outro local tempere os bifes com parte da cebola, do alho, coloque sal a gosto e deixe marinando (guardado em recipiente com tampa) por PELO MENOS 20 minutos.

Em uma tábua coloque cada bife e adicione o recheio (cenoura, bacon e calabresa ) no começo da carne. Enrole e prenda com palito de dente.

A dica que eu aprendi é fazer uma volta para a carne não ficar grossa e quando for selada no fogo não ficar crua!

Depois dos rolinhos de bifes prontos coloque óleo e o restante do alho na panela. Acrescente a carne e deixe dourar um pouco. Adicione a cebola, em seguida o molho, se possível o natural!, e o alho poró.

Para finalizar adicione as azeitonas por cima e deixe cozinhar por 30 minutos em panela comum (eu prefiro!) ou 10 minutos se for na panela de pressão.

Bom almoço galera !!!

Imagem: Divulgação