A hora do RANGO – Se eu fiz, você faz!


Serginho Freitas

Fala galera! Dando sequência à série de entrevistas sobre gastronomia “sem complicação”, hoje eu trouxe para vocês na coluna NA BRASA com SERGINHO FREITAS um bate papo para lá de descontraído com o Fernando Tadeu do CANAL RANGO (youtube.com/canalrango) que foi criado em 2013 para “colocar na internet” suas receitas práticas para serem feitas por todo mundo.

Muito mais do que um apresentador de programa de culinária pela internet, Tadeu, que abandonou a música para se dedicar a gastronomia, é hoje um dos maiores especialistas, e até referência nacional, quando o assunto é hambúrgueres e sandubas.

Seu canal no YouTube, que conta com mais de 240 mil seguidores, tem como regra, receitas fáceis e simples para ajudar em todas as situações, transformando a cozinha em um ambiente descomplicado.

“Nos programas, de forma simples, dou dicas para que qualquer pessoa possa produzir um lanche, sem frescura, sem complicações, sem ingredientes impossíveis, ou até surpreender aquela pessoa especial, ou família, com um almoço especial no domingão. Toda semana eu levo para o canal uma receita nova e mostro como ‘os macetes’ da cozinha são fáceis e que aquele medo de encarar as panelas não deve existir”, explicou Tadeu.

E para se transformar nesta referência, o cara viajou muito e esteve ao lado de ícones da gastronomia como George Motz, que é conhecido como o maior especialista de hambúrgueres do mundo, e do idealizador da rede americana de hambúrgueres Hard Time Sundaes Andrew Zuricca.

“Em cada viagem que fiz até hoje algum ‘tabu’ foi quebrado. Conhecer, aprender novas técnicas, conceitos, tendências de preparos e cozinhar com estes caras, de verdade, foram experiências únicas”, contou Tadeu.

O canal Rango está sempre presente nas mídias e grandes marcas o procura para a criação de pratos e lanches exclusivos. “É muito legal quando recebo um convite deste tipo. Criar algo com aquele produto que sempre vi e comprei nas gôndolas de mercados desde pequeno é até assustador. Mas tiro de letra. Tenho uma equipe muito boa e preparada para serem minhas cobaias até eu chegar na receita perfeita”, brincou.

E para saber mais sobre o Canal Rango, basta entrar no Youtube, Instagram e Facebook às quintas-feiras, a partir das 19h. Mas se prepare para dar muitas risadas também porque o cara é hilário.

Confira agora a entrevista que fiz com ele. Vale demais a pena para ler o que ele falou de nossa cidade. Muito bacana mesmo! Um abração e até semana que vem galera!!!

Folha Metropolitana – Eu acompanho seu trabalho desde o começo e, principalmente, de 2017 para cá tenho encontrado muitos guarulhenses seguindo seu canal e as redes sociais do canal. Por isso te pergunto: a cidade de Guarulhos, com seus 1,4 milhão de habitantes, é um dos focos para 2020? Algum projeto específico que envolveria o município?

Fernando Tadeu – Guarulhos é sim um foco não só para 2020, mas para todo o canal. A cidade merece, já que minha equipe tem observado o aumento de seguidores e de mensagens buscando informações e tirando dúvidas. É muito legal isso. Sobre um projeto específico que envolva a cidade, além de continuar levando informação, tendências e conceitos de mercado da, como dizem por aí, “baixa gastronomia”, vai ser de mostrar melhor a cena gastronômica guarulhense. Sei que diariamente aparecem coisas novas e que ainda as mídias mais antigas especializadas no segmento não olham com muito carinho para a cidade. E de verdade faz tempo que todos sabem que existe muita coisa boa. Mas não sei o porquê o circuito não é tão divulgado. Quero fazer isso. Mostrar tudo que a cidade tem e ajudar os empreendedores a crescerem e aparecerem mais e mais.

Você é um dos mestres do burger e viaja muito para conhecer e experimentar os comércios especializados no segmento. Nos últimos 18 meses Guarulhos ganhou inúmeras novas hamburguerias, steakhouses e lancheterias. Alguma dica para os empresários que estão entrando no mercado?

Cara, a principal dica é: CONFIE MUITO NO SEU PRODUTO E FAÇA TESTES! Não vá atrás do modismo, porque se aventurar neste mercado é certeza de quebrar a cara. Tem que existir um conceito muito bem definido e produtos de qualidade. E outra dica que eu deixo é que abram os olhos para o sistema de delivery. 2020 vai ser o ano do fortalecimento deste segmento. Quem tiver focado nisso, com cardápio enxuto, produtos que viajem bem. Não vai adiantar ter apenas produtos bons já que alguns só funcionam na loja. Pesquisem e, de novo, evitem o modismo!

A Prefeitura de Guarulhos está investindo na capacitação para o mercado de trabalho com cursos e workshops. A gastronomia é um deles. Você acha importante a gestão pública se preocupar, e ajudar, na qualificação? E você acredita que a iniciativa privada deveria apoiar este tipo de curso?

Serio mesmo, eu acho GENIAL a prefeitura se preocupar e olhar para este lado de qualificação no segmento da gastronomia. Cursos iguais estes de panificação, culinária japonesa e o de doces e sobremesas podem mudar a vida das pessoas. Nos cursos e workshops que dou por todo Brasil vejo a vontade das pessoas querendo aprender e se especializar. Parabéns mesmo por estarem com um projeto assim. E sobre a iniciativa privada apoiar este tipo de projeto eu sou mais do que a favor. Na minha opinião os comércios que trabalham com a gastronomia devem participar ativamente não apenas com insumos ou apoio. Quem tem comércio deveria abrir suas portas para contratar estes alunos. O mercado está em expansão e ter o poder público investindo assim é ótimo.

Para encerrar este bate-papo, regado a muita Black Princess, diga a nossos leitores: o futuro do mercado por Fernando Tadeu?

Eu estou nesse mercado de hambúrguer há seis anos, viajando para trazer as tendências. Você não imagina como é legal quando vejo uma preocupação tão pontual de pessoas de uma cidade. Hambúrguer não é só “uma moda”, sanduíche não é só “uma moda”, é realmente uma tendência que vem para ficar e se estabelecer. O mercado ainda vai nivelar quem fica e quem sai. Tem muito aventureiro que vai sair do mercado. Mercado esse que é muito bacana de se trabalhar. O Estado de São Paulo como um todo entrou definitivamente no mapa do hambúrguer mundial. Hoje no Brasil já existe uma cozinha focada em hambúrguer que o mundo já está começando a olhar pra cá e Guarulhos como uma grande cidade e porta de entrada do nosso país, não vai ser diferente. Escreve aí Serginho: Guarulhos ainda vai mostrar para o Brasil muita coisa boa!

- PUBLICIDADE -