A cada mês, seis ocorrências de furtos são registradas nas escolas estaduais de Guarulhos

Lucy Tamborino

Um total de 51 ocorrências de furtos em escolas estaduais de Guarulhos foi registrado até agosto deste ano. Isso significa dizer que, em média, seis ocorrências deste tipo ocorreram por mês. Os dados foram obtidos pela Folha Metropolitana via Lei de Acesso à Informação. Os números também apontam que em 2018, 85 furtos foram realizados.

A Secretaria de Estado da Educação não informou qual o prejuízo com tais atos criminosos, a pasta se justificou dizendo que os números são advindos do Registro de Ocorrências Escolares (ROE) e não há informações relacionadas a estas estimativas.

Um destes casos ocorreu em agosto, quando 27 computadores foram furtados da sala de informática da Escola Estadual Professor Antônio Viana de Sousa, no Parque Jurema, região do Pimentas. O boletim de ocorrência também aponta que os criminosos entraram de madrugada na instituição e teriam arrombado o portão da sala de aula, já que estava danificado junto com o portão. Ainda em setembro, os alunos da Escola Estadual Bom Pastor II, Recreio São Jorge, ficaram pelo menos dois dias sem aula, devido ao furto de cabos elétricos.

A Secretaria de Estado da Educação afirmou que mantém o Programa de Melhora da Convivência e Proteção Escolar – Conviva SP que prevê, entre outras ações, o acompanhamento da segurança das Unidades Escolares através de ações integradas com a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (GISPEC). A pasta também destacou que, aproximadamente, 70% das escolas contam com câmeras de videomonitoramento, que inibem atos de furtos e roubos.

Diretoria Período Quantidade de furto Total
Guarulhos Norte  2018 24 85
Guarulhos Sul  61
Guarulhos Norte  Janeiro a agosto de 2019 17 51
Guarulhos Sul  34

Imagem: Lucy Tamborino