A cada duas semanas, um idoso é mal atendido em ônibus intermunicipais

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Lucy Tamborino

A cada duas semanas, pelo menos um idoso é mal atendido nos ônibus intermunicipais integrantes da frota da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo Guarulhos. Ao todo foram 16 registros deste tipo de ocorrência até setembro deste ano. Isso sem contar com aqueles, acostumados com o preconceito, que não registram a reclamação.

É importante que as denúncias sejam feitas. Esta é uma maneira que a EMTU consegue atuar. Os acompanhamentos pelos agentes fiscais podem ser programados com base nas reclamações registradas nos canais de comunicação com os passageiros. Entre eles estão o site www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria e a Central de Atendimento 0800 724 0555. É importante citar o número da linha e o horário.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem servido como uma reflexão a cerca do envelhecimento saudável, políticas públicas para esta faixa etária e a autonomia que pode ser alcançada. Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam que atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, o que corresponde a 29,3 milhões de pessoas.

Ainda em 2003, o Estatuto do Idoso, lei federal, veio regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que vivem no país. Ao longo dos artigos são expostas questões como garantias prioritárias aos idosos, como aspectos relativos a transporte, direitos e obrigações do poder público e da sociedade.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

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