A cada cinco dias, uma pessoa desenvolveu aids em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

A cada cinco dias, em média, pelo menos um caso de aids foi registrado em Guarulhos no ano passado. Ao todo foram 70. Em comparação com 2018, os números caíram 27% – ano com notificação de 96 ocorrências da doença. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

Para lidar com a problemática, neste mês, o foco das ações de promoção à saúde nos serviços da rede municipal será o combate às infecções sexualmente transmissíveis – IST/aids, o chamado de Fevereiro Pink pelo Programa Movimenta Saúde. Outras doenças, como a sífilis, também farão parte da programação buscando a prevenção.

Em fevereiro haverá ainda a ampliação da oferta de testes rápidos para a detecção do HIV, sífilis e hepatites virais. Duas iniciativas também serão amplamente divulgadas a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A primeira está disponível em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Guarulhos, já a segunda no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ubiratan Marcelino dos Santos, mediante avaliação médica.

A cidade conta ainda com dois serviços especializados na assistência às pessoas que contraíram aids, um no Parque Jurema e o outro no Gopoúva. Para as crianças, o tratamento é realizado no Ambulatório da Criança, localizado na região central.

Imagem: Arquivo/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -