Após um ano no ensino médio, um em cada quatro estudantes deixa a escola

Vola às aulas na Escola Estadual Tiradentes. Curitiba, 10/06/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr
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Da Redação

O 1º ano do ensino médio e o 6º ano do ensino fundamental têm as maiores taxas de reprovação e abandono dos estudantes, de acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC). Essas taxas diminuem ano a ano, mas na avaliação da pasta, ainda são preocupantes.

No 6º ano do ensino fundamental, 15,5% dos estudantes reprovaram ou abandonaram os estudos em 2017. No 1º ano do ensino médio, esse índice aumenta para 23,6%, ou seja, quase um estudante a cada quatro ou repete ou deixa a escola após cursar um ano do ensino médio.

“Quando todos os alunos aprendem, eles não são reprovados. É simples, não estamos falando de coisas distintas. É preciso olhar para a aprendizagem para permitir que meninos e meninas aprendam na escola”, diz o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Os dados, divulgados pelo MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), fazem parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da educação brasileira, que mede tanto a aprendizagem quanto a aprovação dos estudantes. O Ideb é calculado a cada dois anos. Os dados divulgados referem-se a 2017.

Apesar de ainda altos, os índices têm melhorado. Em 2005, a taxa de aprovação no 6º ano era 72,9% e, em 2017, subiu para 84,5%. No 1º ano do ensino médio, no mesmo período, passou de 65,6% para 76,4%.

 

Rede de ensino municipal obtém aumento de 0,2% no Ideb

Pedro Lacerda

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que os indicadores de Guarulhos contemplando todas as turmas do 4° ao 5° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, obtiveram um avanço de 0,2 pontos em relação ao ano de 2015, de 6,0 para 6,2 em 2017.

Já em todas as redes de educação, a média do ano passado, considerando todas as classes do 3° ano do Ensino Médio chegou a 3,6. Já no 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, aumento de 0,1 quando os índices apontavam média de 4,6 em 2015 e agora de 4,7 no último ano.

Imagem: Pedro Ribas/ANPR

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