Terminais metropolitanos e estações do VLT da EMTU disponibilizam 1.182 vagas para bicicletas

- PUBLICIDADE -

Muitos passageiros do sistema de transporte metropolitano utilizam bicicletas para se deslocar de casa ou do trabalho até uma estação ou terminal de ônibus. Além de ser uma alternativa prática e econômica, é uma opção sustentável que proporciona melhora na qualidade de vida e contribui com a diminuição do trânsito e a redução de poluentes. Neste Dia do Ciclista (19/08), a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo destaca quais bicicletários são disponibilizados em seus terminais de ônibus para facilitar o dia a dia das pessoas.

Ao todo, a EMTU conta com 1.182 vagas de bicicletários em dez terminais metropolitanos de São Paulo, Osasco, Guarulhos, ABC, Campinas e no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista, onde também são disponibilizados paraciclos com 40 vagas. Os passageiros que se deslocam de bicicleta para utilizar ônibus intermunicipais, podem deixá-la em segurança e gratuitamente em um dos espaços disponíveis nos terminais da EMTU.

Na Região Metropolitana de São Paulo, os bicicletários podem ser encontrados nos terminais Jabaquara, na capital, Cecap e Vila Galvão, em Guarulhos, e Luiz Bortolosso, em Osasco. No Grande ABC, o serviço está disponível nos terminais São Bernardo do Campo e Santo André Oeste. Na Região Metropolitana de Campinas, os terminais Americana, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste oferecem o espaço. Já na Baixada Santista, o VLT conta com 100 vagas no bicicletário na Estação Barreiros, em Santos, e 14 paraciclos com 10 vagas cada nas demais estações.

Para utilizar os bicicletários, o usuário deverá levar um dispositivo de segurança (trava ou cadeado) e no local irá preencher uma ficha de cadastro e apresentar documento com foto. O funcionário entregará um cartão de identificação com o número da vaga disponibilizada e um lacre adicional para fixar na bicicleta. Na retirada da bicicleta, o usuário precisa devolver o cartão de identificação e apresentar novamente o documento com foto.

Serviço/Horário de funcionamento

São Paulo

– Terminal Metropolitano Jabaquara (225 vagas): 6h às 22h, todos os dias, inclusive feriados.

ABC

– Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo (68 vagas): 6h às 22h, todos os dias, inclusive feriados.

– Terminal Metropolitano Santo André Oeste (334 vagas): 6h às 22h, todos os dias, inclusive feriados.

Osasco

– Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso (116 vagas): 7h às 17h nos dias úteis, e das 8h às 14h nos finais de semana e feriados. (Ou atendimento por interfone: 5h às 7h e 17h às 23h nos dias úteis; 5h às 8h e 14h às 23h aos finais de semana e feriados).

Guarulhos

– Terminal Metropolitano Cecap (130 vagas): 6h às 22h, de segunda a sábado.

– Terminal Metropolitano Vila Galvão (74 vagas): 6h às 22h, de segunda a sábado.

 Região Metropolitana de Campinas

– Terminal Metropolitano de Americana (24 vagas): 5h às 23h30, todos os dias.

– Terminal Metropolitano de Hortolândia (84 vagas): 5h às 23h30, todos os dias.

– Terminal Metropolitano Santa Barbara D’Oeste (27 vagas): 5h às 20h, todos os dias.

Baixada Santista

– Estação Barreiros do VLT (100 vagas): 5h30 às 24h, todos os dias.

– 14 paraciclos nas calçadas das estações do VLT (exceto nas estações Porto e Conselheiro Nébias), com 10 vagas cada: uso liberado para todos os dias, em qualquer horário.

- PUBLICIDADE -