Guarulhos… uma das cidades mais antiga do Brasil

- PUBLICIDADE -

Esta edição de aniversário dará início ao projeto da Folha Metropolitana de apresentar aos guarulhenses a partir do próximo ano, de modo multidisciplinar a história, a geografia, a cultura e o meio ambiente de Guarulhos, uma das cidades mais antiga e populosa do Brasil, fundada pelos colonizadores portugueses fora do litoral. Segundo consta, Guarulhos foi fundada, oficialmente, dia 8 de dezembro de 1560, reconhecida pela Lei Municipal nº 2.789 de 1983.

De uma povoação indígena a era contemporânea, Guarulhos tem muitas histórias, bem como diversas representações dos povos, entre os seus habitantes estimados em 1.404.694 segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado neste ano. Sendo a segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo é uma ótima oportunidade para perguntar: onde teria sido a fundação e como se deu a expansão urbana da cidade? Como se deu a formação dos seus 47 bairros, com mais de 1.000 loteamentos? Tudo isso e muito mais é o que veremos!

No transcorrer das edições do jornal em 2022 trataremos, com muitos detalhes, das atividades econômicas antigas e contemporâneas. Dos pousos dos tropeiros, da formação do comércio e da prestação de serviços. Dos aspectos arquitetônicos, das tradições culturais e religiosas de cada época. Da constituição geológica e da formação geográfica. Aspectos que possibilitaram as construções urbanas e as atividades agropecuárias. Um pouco de cada coisa, para conhecermos a grandeza da nossa história local e suas múltiplas interfaces regionais, nacionais e internacionais.

Para a realização desse importante projeto, a Folha Metropolitana contará com a ajuda do historiador e contista da cidade de Guarulhos, Elton Soares de Oliveira. Desde 1980 dedica-se a conhecer os lugares, bem como a qualidade de vida das pessoas, especialmente, em Guarulhos onde reside há mais de 40 anos. Nos últimos 13 anos, ele participou como autor, coautor e organizador de 17 publicações.

Para facilitar a compressão, subsidiar a reflexão a respeito dos 461 anos de vida da cidade relataremos a história e a expansão urbana, divididas em sete regiões. Assim conheceremos o Centro Histórico e o Centro Expandido. As regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, a partir da georeferência adotada, o Aeroporto como Centro Geográfico do município. Todos os meses de 2022, a população, as escolas, as universidades, as igrejas, os órgãos públicos receberão uma edição especial, que pretende ser a mais completa e diversa, abordando os aspectos geográficos, étnicos, gastronômicos, antropológicos de uma cidade em constante transição econômica, arquitetônica e cultural.

Aqui começa a história da cidade de Guarulhos

Para os historiadores e memorialistas mais antigos de Guarulhos: João Ranali, Gasparino José Romão, Adolfo de Vasconcelos Noronha e Azevedo Marques, cujo trabalho de pesquisa serviu de base aos guarulhenses, nessa oportunidade apresentamos pela primeira a versão de Azevedo Marquês, no que diz respeito a fundação da cidade de Guarulhos. Diz ele: 

Guarulhos – Numerosa tribo da nação Guianaz que não fugiu a conquista e ao massacre dos invasores europeus de São Vicente, mas que, em seguida do desbarato dos índios, formou, em 1560 a aldeia daquele nome, 3 léguas, ou seja 16,6 quilômetros a NNE, da Capital, a qual em 1685 foi constituída freguesia com a denominação de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos. Ao piedoso paulista padre João Álvares deve-se a ereção da capela que serviu de núcleo à povoação… Apontamentos Históricos, Geográficos da Província de São Paulo, página 308.

Quanto à possível localização da primitiva capela do aldeamento, os três pesquisadores guarulhenses apontam a localização na esquina da atual Rua Silvestre de Vasconcelos Calmom, com a Avenida Guarulhos (Vila Moreira). Cabe destacar que em 1983, a Câmara de Vereadores votou a Lei nº 2.789, revendo o nome do padre fundador (João Álvares, citado no hino a Guarulhos), atribuindo a fundação ao padre jesuíta Manuel de Paiva. O mesmo, que celebrou a primeira missa na cidade de São Paulo. Polemica historiográfica é salutar. Oxigena as verdades cristalizadas. Assim trazemos outra versão, diferente do trabalho de pesquisa do renomado Azevedo Marques, oficializada pela Lei Municipal nº 2.789 de 1983.

A partir de 1604, acham-se na Câmara de Vereadores de São Paulo, os primeiros documentos solicitando a criação de um aldeamento na margem direita do rio Tietê. Do livro: Maromomi, Os Primeiros Habitantes de Guarulhos, de autoria do pesquisador Benedito Prezei, extraímos trechos da obra (páginas, 40 e 41), objetivando a reflexão, o pensar histórico. Relata Prézia:

Diante das pressões por mão-de-obra escrava, os jesuítas de São Paulo, em 1604, pediram ao Superior Geral da Companhia de Jesus a autorização para se fundar com urgência uma missão junto aos [indígenas] Maromomi. A resposta foi favorável, recomendando-se que se construísse a missão em lugar seguro ao abrigo de ataques dos índios… A missão e a igreja devem ter sido construídas, seguramente, na colina, onde hoje se encontra o centro da cidade de Guarulhos, entre os anos de 1605 e1606. A Capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, passou a designar o aldeamento (Archivus S.I. Rom., Congr.51,fl.318.In: LEITE, S. Os jesuítas e os índios Maromomis, p. 225).

Essa fundação foi o coroamento dos trabalhos do padre Manuel de Viegas. Na seção do dia 5 de outubro de 1608, a Câmara de São Paulo faz uma primeira referência ao aldeamento, sem dizer o nome, mas afirmando que ficava ao longo do rio Anhembi [atual rio Tietê], o que é uma indicação segura (Actas, 5 de outubro de 1608, v. 2, p. 222 e 223). O aldeamento aos poucos foi se firmando. O governador das capitanias do Sul, Salvador de Sá, quando esteve em São Paulo, por volta de 1640, relata que ali viviam cerca de 800 famílias indígenas (In. LEITE, S. História da Companhia de Jesus…, v. 6, p. 239-240).

A partir das informações apresentadas, os leitores apaixonadas pela história da nossa cidade dispõe de fontes historiográficas, para aprofundar as versões a respeito dos temas que englobam a fundação de Guarulhos. A história é uma porta aberta, para visitas aos acontecimentos passados. Convidamos a cidade de Guarulhos a conhecer, muito mais a história, a geografia, a cultura e o meio ambiente, por meio das edições especiais de 2022.

- PUBLICIDADE -