As frequentes interrupções no abastecimento de água tem atrapalhado o cotidiano e irritado bastante os moradores do Parque Cecap.
Desde que assumiu a gestão do abastecimento hídrico na cidade, no início de 2019, a Sabesp vem realizando várias obras estruturais e de manutenção afim de garantir o abastecimento à todos os bairros do município, com intervenções pontuais que, no geral, não causam prejuízo ao abastecimento dos bairros onde são realizadas.
O Parque Cecap também tem sido palco dessas operações e, de acordo com a companhia, o aumento da pressão da água somada a uma tubulação antiga, acaba colocando em risco o sistema e os defeitos passam a ocorrer com maior frequência, sendo necessário reparos na rede, muitas vezes interrompendo o abastecimento no bairro.
Os dez condomínios que integram o Parque Cecap originalmente, não dispõem de caixas d’água, o que aumenta o problema dos moradores em caso de interrupção do fornecimento.
Na última quarta-feira (18), um defeito na rede da rua Rubens Henrique Picci, interrompeu mais uma vez o fornecimento a parte do bairro até aproximadamente às 15h30.
Marcelo Matos, 51, convive com os problemas causados pela falta de água. “O Cecap nunca teve esse problema de falta d’água. Somente após a chegada da Sabesp que isso começou e agora acontece sempre, o que nos atrapalha muito, gostaria de entender o que acontece”, indagou Marcelo, que é morador do condomínio Paraná.
Outra moradora do Cecap que também convive com esse drama é Lais Fiorato, 60.
“Eu moro no condomínio Rio Grande do Sul há quase 20 anos e nunca teve tantos problemas relacionados a água como agora, principalmente depois da saída do SAAE e a entrada da Sabesp. Atrapalha muito a nossa vida, porque eles desligam o fornecimento, não avisam e não cumprem os prazos de previsão de retorno, o que é complicado para a organização do nosso dia a dia”, explicou Laís.
Questionado o gerente regional de Guarulhos da Sabesp, Valdemir Viana de Freitas explicou o problema. “O que acontece para o aumento de casos de reparo é que, com a modernização e melhoria das redes, a pressão da água é maior e ao passar por uma tubulação antiga, que está sendo trocada na medida da necessidade e do possível, acaba apresentando defeitos dos quais, para repará-los, algumas vezes é preciso interromper temporariamente o abastecimento”, ressaltou. “No caso específico desta quarta-feira, em função de um vazamento no registro de 400 mm foi necessário fechar o abastecimento em quatro condomínios na região no Cecap”, concluiu.
Sabesp investe em obras para melhorar o abastecimento e promover o acesso a água a toda Guarulhos
A Sabesp tem investido para melhorar o abastecimento na cidade. Dentre as obras estão a construção de reservatórios que vão melhorar o abastecimento de 250 mil pessoas na região do Pimentas, três quilômetros de adutoras para trazer mais água para a região do Aracilia e a troca das bombas da região do São João que vão beneficiar também o Lavras
Além disso, as ações para redução de perdas diminuíram o volume equivalente a produção de três estações de tratamento do Cabuçu, ou seja 800 litros por segundo.
A empresa também reativou a operação do reservatório da Vila Barros, o que auxilia no atendimento da população do Parque Cecap (que não possui caixas d’água próprias nos condomínios), e dos demais usuários da região.