São Bento do Sapucaí: um paraíso na Mantiqueira

- PUBLICIDADE - Anuncie

Rosana Ibanez – Diretora de Redação

Na divisa de São Paulo com Minas Gerais está a Estância Climática São Bento do Sapucaí. Um lugar presenteado pela natureza com belas paisagens e com aquela calmaria do interior.

A Folha Metropolitana esteve por quatro dias conhecendo as maravilhas e belezas do local e apresenta um roteiro com dicas e opções de lazer e gastronomia, com aquele descanso merecido – e possível – em meio a pandemia do coronavírus.

A cidade

O melhor caminho para chegar até São Bento do Sapucaí é seguindo pelas rodovias Ayrton Senna e Governador Carvalho Pinto. A viagem dura, em média, três horas. A Folha Metropolitana fez este caminho a bordo do novo Land Rover Defender – que merecerá um capítulo de destaque em nosso roteiro.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, o município foi erguido no tempo do bandeirantismo. Na época, os paulistas de Taubaté chegavam à Serra da Mantiqueira e se estabeleciam na região com suas grandiosas fazendas. Um deles foi José Pereira Alves, o fundador da cidade.

Popularmente chamado de Zé Pereira ele tem destaque certo em uma das principais festas da cidade: o carnaval. A festa é a maior manifestação cultural do município arrastando multidões pelas ruas da cidade nos 30 dias que antecedem o carnaval de fato.

Durante a festa o desfile dos bonecos gigantes em alusão a Zé Pereira e sua família é a grande atração encantando crianças e adultos por onde passam. Os bonecos chegam a medir quatro metros de altura e são conhecidos como Zé Pereira, Maria Pereira, Mariinha, Kiko, Tomé, Amélia, Zé Negrinho e Dieguito. Eles têm morada no Museu do Zé Pereira. No local, é possível conhecer também quem de fato da vida por trás dos bonecos.

A população de São Bento do Sapucaí é tradicionalmente católica. No centro da cidade há algumas belas igrejas para serem conhecidas, onde as preces são realizadas. Uma delas é a Igreja Matriz que ainda preserva parte de sua construção de taipa. Ela foi inaugurada em 1916, mas sua obra durou mais de 50 anos. Além da matriz, o município ainda possui outras igrejas como a do Rosário, considerada a primeira capela da cidade.

Quem visita o local também encontra diversas obras realizadas com mosaico. A mais famosa é a Capelinha de Mosaico. Ela remonta ao início do século XX, porém foi em 2008 que o artista plástico Ângelo Milani a revestiu com os mosaicos, após a estrutura apresentar rachaduras e necessitar de reparos.

No exterior os mosaicos são de forma abstrata com um colorido exuberante. Já no interior é que a história é contada. O espaço recebeu uma decoração singular. “São santinhos quebrados que foi justamente a motivação de fazer a capela”, explicou Milani.

Segundo ele, a tradição católica de não jogar fora as imagens quando se quebram gerou um acúmulo muito grande de material. Aos poucos, a população começou também a deixar no local santos quebrados e era necessária uma destinação correta. “Além disso, vocês podem ver nas paredes que há outros materiais como brinquedos e outros artefatos de quando minha filha era pequena”, disse.

A Secretaria de Turismo disponibiliza um roteiro em áudio para quem quiser conhecer a cidade de uma forma diferenciada. O roteiro foi todo gravado por cidadãos que vão guiando o turista pelos principais pontos e contando a história de um jeito que somente os sambentistas o sabem fazer.

Arte e cultura

O artesanato é bastante presente em São Bento do Sapucaí em suas mais variadas formas.

Um local que o turista não pode deixar de ir é o Arte no Quilombo. O espaço artesanal possui uma série de trabalhos feitos com palha de bananeira e milho, além de bambu, madeira, barro, tecido, entre outros. Há objetos de decoração e utensílios para todos os ambientes – e presentes. Tudo é feito manualmente num trabalho com habilidade e muito talento realizado por diversas famílias.

Aliás, esse é um dos diferenciais da cidade. Todo o conhecimento é compartilhado de pai para filho, fazendo com que a história se propague ao longo dos anos e se mantenha viva.

É o caso do Ateliê Ditinho Joana. Ele é especializado em fazer esculturas de madeira contando causos e histórias da região. O trabalho é feito por toda a família com traços singulares desenvolvidos por cada um deles.

Ditinho iniciou as esculturas em 1974 quando, lavrador, encontrou uma raiz com várias formas de bichos. Ela foi a inspiração para o começo das esculturas em madeira, com uma riqueza de detalhes que impressiona.

Seu primeiro trabalho foi um padre e um índio esculpidos, como ele mesmo conta, sob a luz de uma lamparina clareada por sua mãe, Maria Joana. É possível ver essa escultura até hoje em seu ateliê.

Lazer e aventura

Não tem como falar sobre São Bento do Sapucaí sem citar o seu cartão-postal natural mais famoso e visitado: a Pedra do Baú. O complexo rochoso é formado pelas padras do Baú, Bauzinho e Ana Chata. A vista é deslumbrante de qualquer ângulo observado. O conjunto de rochas possui ao menos 30 vias de escalada, com diversos graus de complexidade técnica. Do alto da pedra do Bauzinho é possível ter uma bela vista de São Bento do Sapucaí e da Pedra do Baú. Além da escalada é possível realizar outros esportes de aventura como o voo livre e rapel.

Uma boa dica para quem deseja realizar o passeio é o Armazém Aventura que, além de comercializar os equipamentos para camping e montanhismo, também guia a caminhada, escalada e rapel na região da Pedra do Baú.

A Pedra do Baú é um Monumento Natural Estadual (MoNa), dentro de uma Área de Proteção Ambiental – a APA Sapucaí-Mirim. A área é conservada por meio de gestão compartilhada entre a Fundação Florestal (instituição vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e a Prefeitura de São Bento do Sapucaí.

Para a visitação ao Bauzinho não é necessário agendamento prévio; porém, para as pedras Baú e Ana Chata é preciso. Para tal basta acessar o site www.pedradobauu.wixsite.com/my-site-1/agendamentos-bau-1 e preencher os dados solicitados.

Outra opção são as belezas naturais das cachoeiras distribuídas em diversos pontos da cidade. A mais famosa é a Cachoeira dos Amores, que oferece várias quedas e piscinas naturais. Boa para banho, é a Cachoeira do Encontro que é cercada por uma mata densa e marca o encontro de duas cachoeiras. A do Poção está localizada no bairro dos Serranos e possui ótimas piscinas naturais. Também no bairro dos Serranos está a Cachoeira do Tobogã que tem uma queda e uma piscina natural bem rasa onde as crianças podem se refrescar à vontade.

Gastronomia

A cidade é riquíssima em gastronomia, agradando a todos os paladares.

Um dos restaurantes indicados é o Sabor da Serra (avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 128 – Centro) que se destaca pela culinária mineira feita no fogão a lenha. O delicioso cardápio, aliás, é servido no estilo self-service sobre um gigantesco fogão a lenha. Além de um variado buffet de saladas, é possível degustar aquele feijão fresquinho, carnes de todos os tipos, arroz, peixes, frango, entre outras opções. Para finalizar a refeição há uma diversidade de sobremesas com doces caseiros – um destaque é o mousse de cambuci. O Sabor da Serra tem uma arquitetura e decoração que mistura o rústico com o contemporâneo, se tornando um ambiente extremamente agradável.

Localizado no centro da cidade está o Bistrô R.C.S Vinhos Finos (Praça Doutor Adhemar Pereira de Barros, 03 – Centro) que oferece um menu à la carte com pratos feitos na hora valorizando os legumes frescos da região. O cardápio tem diversas opções de massas, carnes, aves, peixe, fondues e pratos vegetarianos, além de vinhos e drinques. Um destaque importante da casa é o antepasto de Flor de Bananeira – receita do chef Rogério. O antepasto é uma daquelas coisas que você precisa experimentar para se apaixonar imediatamente. Suave e delicioso é uma entrada que vale muito a pena.

A culinária italiana também pode ser encontrada em São Bento do Sapucaí. A Cantina Tio Giuseppe (Estrada Paiol Grande km 2,5 S/N Rodovia Benedito Gomes de Souza) é um excelente restaurante que, além do cardápio delicioso, tem uma decoração única com antiguidades. É possível relembrar a infância através de móveis antigos, instrumentos musicais, máquinas de escrever, câmeras fotográficas, louças, bonecas, quadros e muitos outros. O cardápio conta com a sequência de massas onde são servidos espaguetes com porpeta, nhoque ao molho de gorgonzola e a terceira opção pode ser escolhida pelo cliente entre canelone, rondele ou lasanha. Há também a truta com nhoque ao molho de gorgonzola. A entrada conta com um delicioso pão acompanhado por antepastos (berinjela, aliche e sardela).

Ainda sobre a comida italiana, outra opção são as pizzas da Pizzaria Deghust Pizza na Pedra (avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 400 – Centro). As massas são feitas de forma artesanal, abertas e montadas individualmente, com farinha de trigo especial em um processo de fermentação lenta, o que proporciona uma massa de muita leveza e sabor único. No cardápio, além dos sabores tradicionais salgados e doces, um destaque fica por conta da pizza de bacon caramelizado.

Agora se a vontade é um happy hour com comida de boteco, o Bar do Tião (Praça Monsenhor Pedro do Valle Monteiro, 142 – Centro) é o local certo. O vasto cardápio vai desde hambúrgueres, porções e uma infinidade de bebidas. O espaço descontraído e com ótima localização é lugar para encontros, amizades em uma boa noite em São Bento do Sapucaí.

Outro destaque são os sorvetes Itabaú. Os picolés são divididos entre naturais, orgânicos, recheados e sem adição de açúcar. O diferencial, no entanto, são os sabores que, além dos tradicionais, têm batata doce com beterraba, mandioca com coco, maracujá com couve, arroz doce, banana caramelada, limão suíço com mel e inhame, pinhão, abóbora com coco, pé de moleque, entre outras misturas inusitadas, mas saborosíssimas. Além dos picolés, a Itabaú tem uma linha especial no formato massa premium com sorvetes feitos com produtos selecionados com qualidade comprovada, adoçados com açúcar orgânico, sem a adição em sua calda base de nenhum tipo de gordura vegetal ou hidrogenada. A fábrica está localizada em São Bento do Sapucaí, porém os sorvetes podem ser encontrados em diversas cidades, inclusive nas praias do litoral paulista.

Vinícola Santa Maria

Um capítulo à parte quando o assunto é gastronomia é a Vinícola Santa Maria (Estrada Municipal José Theotônio da Silva, s/n Bairro do Baú). Um local deslumbrante onde é possível ter uma verdadeira aula sobre a produção de vinhos, além de degusta-los.

Os vinhedos estão localizados nas encostas, muito próximos ao local de chegada. É possível realizar uma visita guiada onde são apresentadas as diferentes formas de colheita e a destinação de cada uma delas no processo de produção dos vinhos.

Assim que a visitação é finalizada, é possível realizar a degustação. No total foram cinco rótulos apresentados em uma verdadeira aula com o sommelier Christian Pinotti. Durante a explicação, ele dá preciosas dicas para apreciar o melhor vinho, além de apresentar os rótulos premiados da casa. Pinotti faz uma explicação detalhada dos vinhos Brandina, dando informações de cada rótulo, os tipos de uvas, aromas, frutas, graduação alcoólica, fermentação, temperatura e outras características de interesse dos amantes do vinho. O portfólio Brandina conta com vinhos tintos, rosés, brancos, espumantes e também o famoso hidromel.

Após a degustação, vale a pena uma refeição na Bruschetteria da Villa, onde as bruschettas são deliciosas, leves e com recheios surpreendentes.

Quintas dos Cogumelos

Outra visita realizada durante a estadia em São Bento do Sapucaí, foi na Quinta dos Cogumelos. O local tem uma estrutura muito bem montada para a produção própria de cogumelos shitake e shimeji feita de forma totalmente natural e sem nenhum tipo de agrotóxico. A visita se torna uma verdadeira aula sobre essa iguaria tão apreciada pelos brasileiros.

Boa parte do substrato, bem como da matéria prima, são cultivados na propriedade, e que depois da produção são utilizados como adubo e condicionadores de solo, o excedente é doado à comunidade local do bairro para suas hortas e plantações.

A Quinta dos Cogumelos também comercializa risoto pronto, pós de cogumelo e temperados, além de cogumelos frescos, secos e ultracongelados

Hospedagem

Frescor da Mantiqueira

São Bento do Sapucaí tem diversas opções de hospedagem. Uma delas é o Frescor da Mantiqueira (rodovia Benedito Cândido Ribeiro, km 04 – Bairro do Quilombo).

O local oferece opções de hospedagem construídas seguindo os princípios da construção ecológica. Uma delas é uma casa com sala, dois quartos, banheiro e uma cozinha toda equipada com eletrodomésticos e acessórios, onde os hóspedes conseguem preparar as próprias refeições, inclusive em um fogão a lenha. O local é ótimo para relaxar, mas se precisar trabalhar todas as acomodações possuem Wi-Fi.

Outra opção é o trailer que proporciona uma experiência de camping para até quatro pessoas, com estrutura completa. O diferencial é o container que, como uma casa completa, foi projetado para uma estadia única. A cama de casal aérea permite que a área social se amplie integrando a cozinha, plenamente equipada, com a sala de estar.

Além disso, o Frescor da Mantiqueira é voltado a permacultura e promove o plantio de alimentos orgânicos e agroflorestal. No local são produzidas as deliciosas Frutirinhas, que são tirinhas de frutas. A Frutirinha é 100% natural, feita somente com frutas desidratadas à baixa temperatura, sem adição de açúcar, corantes e conservantes. Além disso, elas não contêm glúten ou lactose. Os sabores são abacaxi com hortelã, banana com cacau, morango, maracujá com cúrcuma, banana com canela, açaí com banana, frutas vermelhas, banana com gengibre e banana.

Acampamento Paiol Grande

O Acampamento Paiol Grande foi fundado em 1946. É um destino ideal para jovens, crianças e famílias que buscam diversão, integração e contato com a natureza. Neste ano o acampamento passou a disponibilizar acomodações para famílias e a opção de day use.

O Acampamento Paiol Grande está instalado numa área de 25 hectares dentro da Área de Proteção Ambiental da Mantiqueira. Ele possui infraestrutura completa com quadras, piscinas, lago, ginásio, entre outros.

Os acampantes ficam instalados de forma aconchegante em 12 chalés com capacidade média para 20 pessoas, totalizando 240 leitos. Cada chalé possui banheiros (inclusive unidades adaptadas para portadores de deficiência) com chuveiros elétricos e a gás, beliches, armários individuais, maleiro, sapateiro e bebedouro. Nos chalés os acampantes estão sempre acompanhados de no mínimo dois adultos.

Press Trip

A Press Trip é uma realização da Acisb (Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sapucaí) e ClubPress Comunicação Corporativa, com apoio da Prefeitura de São Bento do Sapucaí, Revista Travel for Life e Sabores da Montanha.

Parceria de:

Itabaú – Picolé do Robson – https://itabau.com.br/
Pousada Aldeia Manacá – pousadaaldeiamanacas.com.br
Oliveira Santos – http://www.osengenharia.com.br/
Norton Materiais de Construção – www.facebook.com/nortonmateriais/
Droga Luz – www.facebook.com/drogaluzmultifarma
Vinícola Vila Santa Maria – https://villasantamaria.com.br
Doce Café – www.facebook.com/DOCECAFEMARINA
Supermercado Simpatia – www.redesimpatia.com.br
Baú Ecoturismo – bauecoturismo.com.br
Remax Imobiliária – terravaleimoveis.com.br
Pousada Quinta dos Colibris – quintadoscolibris.com.br
Papelaria Aquarela – facebook.com/aquarelapapelariasaobento
Posto Barracão – www.rededepostosbarracao.com.br

Pousada Villa dos Quilombolas – pousadavilladosquilombolas.com.br
O quintal sem Fim – oquintalsemfim.com.br
Pousada Chalés da Estalagem – pousadachalesdaestalagem.com.br
Frescor da Mantiqueira – frescordamantiqueira.com.br
Pousada Viver a Pedra – pousadaviverapedra.com.br
Pousada do Sítio – https://instagram.com/pousadadositio?igshid=1uuweupmty4vh

Sabor da Serra – restaurantecomidamineira.com.br
RCS Vinhos Finos – www.rcsvinhosfinos.com.br
Cantina Tio Giuseppe – www.facebook.com/abel.machado.58152
Pizzaria Deghust – www.facebook.com/deghust/
Lá na Roça Restaurante – www.facebook.com/Lá-na-Roça-Restaurante-Simplicidade-com-Sabor-480304142095842/
Racho da Tilápia – www.facebook.com/ranchodatilapia
Restaurante Pedra do Baú – restaurantepedradobau.com.br
Bauzera – bauzera.com.br
Bebidas SBS – sbsbebidas.com.br

Armazém Aventura – armazemaventura.com.br
Chef Vitor Pompeu – www.instagram.com/vitor.pompeu
Moagem Cafeteria & Tabacos – www.instagram.com/moagemsbs

Para Valdir Pereira Ramos Filho, da Acisb, investir de forma séria no turismo sustentável facilita o caminho do desenvolvimento. “A realização dessas ações, impulsionada pelo sucesso da primeira, está sendo de extrema importância para colocar o município na ‘lista de desejos’ dos turistas. A constância das ações vai colaborar para a consolidação do turismo na região”, afirma.

“As ações conjuntas entre a Prefeitura de São Bento do Sapucaí, Comtur e Acisb, como a Press Trip, fortalecem e valorizam o turismo em nossa cidade, trazendo desenvolvimento e fortalecimento da economia local”, frisa a prefeita Ana Catarina Martins Bonassi (PP), recém-eleita e que recebeu o primeiro grupo de jornalistas em dezembro passado, quando era vice-prefeita do município.

- PUBLICIDADE -