A maioria das empresas tem perspectivas positivas
com relação a vendas na Black Friday deste ano, de acordo com levantamento da
Boa Vista Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Segundo levantamento, feito
com 600 representantes dos setores do comércio, serviços e indústria, 66% das
empresas acreditam que as vendas da Black Friday em 2020 serão iguais ou
superiores às de 2019. No entanto, apesar da maioria otimista, houve uma queda
de 20 pontos percentuais na comparação com 2019, quando estes eram 86% do
total.
Pesquisa aponta também que o maior otimismo
parte do setor da Indústria, com 37% das empresas confiantes no aumento das
vendas em relação à última Black Friday. Já o setor de Serviços é o menos
otimista, com 38% esperando queda nas vendas.
Aproximadamente dois terços das empresas (69%)
estão preparados para conceder crédito nesta Black Friday, número que chega a
81% nas empresas do Comércio. Destas empresas, um terço afirma que precisará de
apoio na concessão de crédito.
De acordo com a pesquisa, as vendas da Black
Friday têm uma representatividade de, em média, 5,7% no faturamento anual das
empresas. No ano passado, essa média era de 3,7%, indicando uma maior
importância da data este ano para as empresas, muito por conta do desempenho
fraco nas vendas em datas comemorativas anteriores, afetadas pelas medidas
contra a pandemia do novo coronavírus.
Entre as empresas, apenas 29% pretendem fazer
estoque extra e só 18% pretendem fazer contratações adicionais. Questionados
sobre o porquê da decisão, 54% dizem que não têm capital de giro para estoque
extra e 46% não irão contratar pois já tiveram que reduzir o quadro de
funcionários em função da crise ocasionada pela Covid-19.
Entre as estratégias que estão no radar das
empresas para a Black Friday, seguindo a tradição da data, está a aposta maior
na criação de novas promoções para atrair os clientes (21%).
Já a segunda estratégia mais citada, por 20% das
empresas, será a estimulação das vendas nas redes sociais. Foi levantado que
64% das empresas possuem perfis ativos, e 40% delas indicam o Facebook como a
rede social mais utilizada. Apenas 37% das empresas possuem site próprio.
Entrevistados apontam que a principal
dificuldade apontada pelas empresas para realizar negócios online é em não
saber como criar uma comunicação adequada para atingir o seu público-alvo. Em
seguida, vêm as fraudes online.
Maioria das empresas está otimista para vendas na Black Friday, diz Boa Vista
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