
Após
alcançar o recorde de 69,8% de participação de mercado em 2001, a categoria de
automóveis 1.0 (também conhecida como de “carros populares”) teve
forte declínio nos anos seguintes, mas está em alta novamente. No primeiro
semestre, esses motores já equipam quase cinco em cada dez carros novos
vendidos no Brasil.
Levantamento feito pela IHS Markit exclusivamente para o Jornal do Carro mostra
um grande aumento de participação sobretudo dos modelos com motor 1.0 turbo. Na
comparação do primeiro semestre de 2015 com o mesmo período de 2020, a alta
beira 15 pontos porcentuais. Em 2015, esses motores equipavam apenas 0,31% dos
carros novos vendidos no Brasil. Agora, estão em 15,29%.
Considerando a totalidade de automóveis com motor 1.0 (aspirados e turbinados),
a participação subiu de 35,06% em 2015 para 47,1% este ano (até agosto), de
acordo com os dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de
concessionárias do País.
Isso é resultado de um movimento conhecido como downsizing. Trata-se da redução
da cilindrada aliada à melhoria de eficiência e do consumo. Os dois automóveis
que brigam pela liderança de vendas no Brasil, o Chevrolet Onix e o Hyundai
HB20, têm propulsores de três cilindros, aspirados e com turbocompressor.
Motores 1.0 turbo vêm substituindo até aspirados de cilindrada maior. Até
recentemente era impossível pensar em um SUV, mesmo compacto, equipado com
propulsor de 1.000 cm³. Atualmente, a lista inclui representantes como
Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. Os dois estão no ranking dos modelos
mais vendidos do País.
O recém-lançado Volkswagen Nivus também é equipado exclusivamente com propulsor
1.0 turbinado, e é outro que tende a elevar a participação do segmento. Em
agosto, seu primeiro mês “cheio” de vendas, o modelo teve 2.149
unidades emplacadas, o que sinaliza uma boa estreia no mercado. Na categoria
dos SUVs, o novato ficou à frente do veterano Ford EcoSport (2.106 unidades).
A FCA também deve contribuir, ainda neste ano, para o aumento de participação
dessa categoria. A promessa é lançar a versão turbo do motor 1.0 Firefly. Com
potência de 120 cv, o novo propulsor deve estrear no Brasil no Jeep Renegade.
Os números da Fenabrave mostram que a ascensão de participação de carros com
motores até 1.0 coincide com o declínio das vendas de automóveis da categoria
entre 1.0 e 2.0. Há um ano, esse grupo correspondia a 60,14% do mercado,
porcentual que caiu para 51,22% atualmente. Os dados também mostram que a fatia
correspondente aos veículos com motor acima de 2.0 é mínima no País: apenas
1,68% do total.