Por precaução contra coronavírus, Câmara restringe acesso ao plenário

- PUBLICIDADE - Anuncie

Rosana Ibanez – Diretora de Redação

O presidente da Câmara Municipal, Professor Jesus, restringiu ontem o acesso as dependências da Casa de Leis em decorrência do risco de disseminação do novo coronavírus, o Covid-19. A sessão de ontem já foi realizada com a presença apenas dos vereadores, um assessor por parlamentar, além dos funcionários da imprensa e do Legislativo. A galeria estava fechada.

Segundo o ato da Mesa da Câmara, além da restrição de acesso durante as sessões ordinárias, estão suspensos também ações coletivas já definidas fora do horário dos trabalhos ordinários, sessões solenes, eventos de liderança partidária, frentes parlamentares, visitações institucionais, telecentro e exposições de artes. A medida perdurará até nova decisão da presidência do Legislativo.

O coronavírus foi assunto discutido pelos parlamentares que esperam um posicionamento da concessionária que administra o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, e também da prefeitura quanto a disseminação do vírus no município. Segundo o líder do governo, Eduardo Carneiro, uma reunião será agendada para a próxima semana com a secretária da Saúde, Ana Cristina Kantzos, juntamente com a equipe técnica da pasta.

Além disso, Jesus convocou sessões extraordinárias para a próxima terça-feira (17) com o objetivo de limpar a extensa pauta do Grande Expediente – dos 43 itens foram deliberados ontem. Já a Ordem do Dia apenas um item não foi votado devido à falta de 23 parlamentares em plenário.

Sem quórum, reunião da comissão que estuda alterações no Regimento Interno é cancelada

A reunião da comissão especial que trata de alterações ao Regimente Interno da Câmara foi cancelada ontem devido à falta de quórum. Estavam presentes os vereadores Rafa Zampronio (PSB), João Dárcio (Podemos), Janete Pietá (PT), João Barbosa (Republicanos), Sergio Magnum (Patriota) e Edmilson Souza (PSOL).

Na presidência dos trabalhos está o vereador Zampronio. Segundo ele, cerca de 100 alterações foram propostas ao regimento da Casa. Dentre as sugestões estão mudanças na verificação de quórum durante as sessões ordinárias que, em muitos casos, se dá de forma visual.  “Faço aqui um apelo para que os colegas apareçam na próxima reunião para que possamos votar os apontamentos”, afirmou Zampronio que agendou um novo encontro da comissão para a próxima quinta-feira (19).

Imagem: Alexandre Sone

- PUBLICIDADE -