
Da Redação
Um total de 433 casos suspeitos de coronavírus é monitorado pelo Ministério da Saúde, de acordo com último balanço, divulgado ontem. Ainda 163 deles foram registrados no Estado de São Paulo, sendo dois em Guarulhos.
Um caso suspeito de coronavírus em Guarulhos já havia sido descartado na última sexta-feira (28) e a cidade contabilizava apenas um caso. Situação que voltou a ser alterada ontem. Neste último balanço, a capital ainda concentra 71 suspeitas, o que lhe confere o status de município com maior número de ocorrências deste tipo.
O Brasil tem dois casos confirmados de coronavírus. Eles não têm relação entre si, embora sejam residentes do município de São Paulo. Os casos são importados e, por isso, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro. Até o momento, 162 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil.
Em menos de 48 horas após o registro do segundo caso de brasileiro infectado com coronavírus, uma equipe de pesquisadores brasileiros conseguiu novamente sequenciar o genoma do vírus. São os mesmos cientistas que tinham feito o primeiro sequenciamento, num procedimento que deve virar rotina para a epidemia.
E a nova análise mostra que o patógeno do segundo caso é levemente diferente do primeiro. Pela conclusão, o primeiro tinha se assemelhado mais com vírus que haviam sido sequenciados na Alemanha. Já o segundo se aproxima mais de vírus sequenciados na Inglaterra. E ambos são diferentes das sequências chinesas.
Nos dois casos, porém, os pacientes foram contaminados na Itália, mas como cientistas italianos ainda não apresentaram os sequenciamentos dos vírus que estão no país, a comparação não pôde ser feita com o material de lá.
Fundação Oswaldo Cruz está produzindo 30 mil testes
O Ministério da Saúde anunciou ontem que o Instituto Bio-Manguinhos e a Fundação Oswaldo Cruz farão a produção de 30 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus. Inicialmente, 10 mil testes serão distribuídos a partir desta quarta-feira (04) por alguns estados. Na região Norte, será pelo Amazonas, Pará e Roraima; no Nordeste, através da Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe; No Sudeste, pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais; No Centro-Oeste, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul; e, por fim, no Sul, nos três Estados, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.