Abertura de propostas para PPP da Iluminação é adiada

- PUBLICIDADE -

Mayara Nascimento

A abertura das propostas dos três habilitados para a parceria público-privada (PPP) de iluminação pública estava marcada para acontecer ontem na Secretaria da Fazenda, mas a comissão de licitação foi suspensa, pois um quarto consórcio, que havia sido inabilitado, conseguiu uma liminar na justiça para que o seu envelope de proposta também fosse aberto.

Ainda não há data prevista para a retomada do processo. Após a abertura das propostas comerciais e a declaração da vencedora, será feita a homologação e assinatura do contrato de prestação de serviços. A partir daí o prazo para a ampliação da iluminação, bem como da troca das luminárias antigas por modernas lâmpadas de LED, é de dois anos e meio.

A concessão administrativa da prestação dos serviços de iluminação pública nas vias inclui desenvolvimento, modernização, ampliação, eficientização energética, operação e manutenção do sistema e prevê investimentos na ordem de R$ 624,3 milhões, o que contempla a troca das 65,8 mil luminárias antigas por modernas luminárias em LED e a ampliação do sistema com mais 7,3 mil novos pontos, totalizando cerca de 73 mil luminárias de LED, o que deverá reduzir o consumo de energia em até 60%. As luminárias de LED são resistentes a vandalismo e têm vida útil muito maior que as convencionais.

Imagem: Nícollas Ornelas/PMG

- PUBLICIDADE -