Gestantes ficam com cobertura vacinal abaixo do recomendado

São Paulo - Juliana Fornicola, 32 anos, gávida de 6 meses, no primeiro dia de vacinação de idosos, gestantes e crianças de 3 meses a 5 anos no Instituto de Infectologia Emília Ribas, região central (Rovena Rosa/Agência Brasil)
- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

A vacinação de gestantes é fundamental para proteger bebês contra doenças que podem infectá-los antes deles poderem tomar as doses recomendas pelo Ministério da Saúde. Mesmo assim, as coberturas vacinais entre grávidas em Guarulhos não atingiram nem 70%.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, a cobertura vacinal contra a gripe para as gestantes foi de 57,68% este ano – abaixo da meta de 90%. Ainda no ano passado, a taxa foi ainda mais baixa chegando a 56%. Já no caso da dTpa, a cobertura até agosto foi de 62,80%. Em todo ano passado, atingiu 63,69%. O recomendado é 95%.

Pelo menos três vacinais compõe o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde para gestantes. O ministério recomenda, por exemplo, que este grupo esteja em dia com a vacina contra a hepatite B. Além de se vacinar nas campanhas anuais contra a gripe e que tomem também a vacina dTpa – que previne a difteria, o tétano e a coqueluche.

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -