
Mayara Nascimento
De janeiro até ontem, a cidade contabilizou 6.218 casos de dengue. Os registros começaram a ter uma desaceleração no crescimento por ser um período de poucas chuvas, mas mesmo assim, é um número recorde em comparação a 2017 e 2018.
Em 2017, de janeiro até agosto, os números apontavam 360, 17 vezes menor do que o mesmo período deste ano. Os casos confirmados de dengue foram ainda menores no ano passado, com apenas 72 registros.
O boom de casos levou a prefeitura a efetuar diversas ações na cidade para ajudar no combate ao mosquito transmissor e contou, inclusive, com soldados do exército nas ruas. A epidemia acontece em todo o país e já causou a morte de 125 pessoas neste ano em Minas Gerais.
Com a preocupação geral, os pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criaram uma partícula biodegradável para combater as larvas do Aedes aegypti a partir de amido de milho e óleo essencial de tomilho. O produto ainda está em fase experimental.
Imagem: Portal Brasil