Município está cada vez mais próximo de registrar seis mil casos de dengue neste ano

Dados do novo informe epidemiológico de 2017, divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde, apontam que houve uma redução de 73% na quantidade de casos de dengue no Estado em relação ao mesmo período de 2016, que registrou 796 confirmações. O segundo informe do ano apresenta 212 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Por outro lado, o número de casos de febre chikungunya subiu em relação ao primeiro informe, divulgado no final do mês de janeiro. De lá pra cá o número de doentes aumentou de dois para 64 casos. O informe também mostra que foram contabilizados quatro casos de zika vírus. A febre amarela continua sem nenhum caso registrado. FOTO: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM / AGÊNCIA BRASIL DATA.14.02.2016
- PUBLICIDADE -

Mayara Nascimento

No balanço divulgado ontem pela Secretaria de Saúde os números de casos de dengue somam 5.998. Até o momento nenhum óbito foi registrado.

Shirlei Gonçalves Ferreira de Sousa, 45 anos, faz parte deste número. A funcionária pública começou a sentir indisposição e dores no corpo no começo de junho, e pensou que fosse uma alergia ou um resfriado. Após cinco dias não se sentindo bem, procurou um pronto-socorro, que realizou um teste rápido e confirmou a doença. Sua suspeita é de que foi picada pelo mosquito Aedes aegypti no trabalho, que fica na região do Macedo. “No serviço tinha muito pernilongo. No fundo do terreno tem muito mato, e acredito que tenha vindo de lá. Hoje a quantidade de pernilongos diminuiu, mas mesmo assim todos os funcionários passam repelentes naturais para evitar novos casos”, contou Shirlei.

O recomendado é sempre procurar um médico assim que começar a perceber os sintomas, principalmente se houver febre alta de forma repentina. É importante evitar a automedicação e se manter hidratado para evitar que se transforme em dengue hemorrágica, que pode levar a morte.

Tiro de Guerra

Os soldados do Tiro de Guerra encerrarão sua participação no combate ao mosquito na próxima quarta-feira (31). Desde o dia 01 de julho trabalham em conjunto com agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nos próximos dias irão atuar nas ruas Ibicui, Amélia Rodrigues e Lafaete Coutinho, no bairro Presidente Dutra.

Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -