Contribuições online para o Plano Municipal de Cultura vão até o dia 31

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Interessados em colaborar com a construção do Plano Municipal de Cultura (PMC) têm até o dia 31 de julho para acessar a plataforma online, disponível em https://www.planodeculturaguarulhos.com/, e deixar suas contribuições sobre as metas e ações do documento. O PMC deve nortear a
política cultural do município nos próximos dez anos.

O assunto ainda foi discutido hoje em um fórum. Na ocasião, Vitor Souza, secretário de Cultura, enfatizou que ao trazer aspectos dos eixos de ação do plano para debate, o evento ampliou o entendimento os servidores acerca de sua atuação. “Temas como gestão e política cultural, infraestrutura, formação e valorização da diversidade e patrimônio cultural são demandas levantadas pela sociedade civil e que estão plenamente ligadas aos desafios da Secretaria de Cultura. Por isso é importante que cada servidor se aproprie do conteúdo do plano, uma vez que nele se encontram as diretrizes do cotidiano de seu próprio trabalho”, enfatizou Souza.

Depois de 31 de julho, prazo final das colaborações online, a minuta do Plano Municipal de Cultura passará por adequações e será submetida ao Conselho Municipal de Política Cultural para aprovação.

Por fim, antes de seguir para apreciação da Câmara Municipal, o documento será compartilhado e avaliado pelo poder público e pela sociedade civil durante a Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro no Adamastor Centro.

Plano Municipal de Cultura

Documento para planejar e nortear a política cultural de Guarulhos pelos próximos dez anos, o Plano Municipal de Cultura vem sendo construído por meio de parceria entre sociedade civil e o poder público. A medida é realizada a partir das demandas e diálogos que ocorreram nas cinco edições da Conferência Municipal de Cultura e vêm ocorrendo nos Fóruns de Cultura.

Em posse desse documento, a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público unirão esforços para aprimorar a gestão cultural, como, por exemplo, adequar sua infraestrutura, promover a produção e fruição cultural em sua diversidade, além de proteger e valorizar a memória e o patrimônio cultural da cidade, entre outros direitos.

Conselho Municipal de Política Cultural

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo que, no âmbito da Secretaria de Cultura, institucionaliza a relação entre a administração pública e os setores da sociedade civil vinculados à cultura, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura.

- PUBLICIDADE -