Invasão no Jardim São João conta com quase duas mil pessoas

- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Revelada com exclusividade pela Folha Metropolitana no último dia 10, a ocupação intitulada “Nova Vitória”, já possui cerca de 1,8 mil pessoas na área. De acordo com dados do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), são 57 mil metros quadrados localizados na estrada Guarulhos-Nazaré, ao lado do Terminal Urbano São João.

O local é resultado de massa falida da antiga Viação Aérea São Paulo (Vasp). A companhia deixou de operar em 2005 e teve sua falência decretada pela Justiça de São Paulo em 2008.

A invasão e a construção de casas de madeira começaram no final do mês passado, até então a área só tinha um campo de futebol instalado. Um morador da região, que preferiu não se identificar, afirmou que um projeto social funcionava no local. Ele não soube informar se a medida possuía autorização ou não.

A reportagem esteve no local no último dia 9 e constatou que é frequente a chegada de caminhões com madeira e que diversas famílias já estão instaladas. Questionada sobre as medidas a serem tomadas na área, a prefeitura informou que não pode interceder em razão de ser uma área particular.

Em nota, a concessionária que administra o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, esclareceu que a região onde está localizada a invasão não faz parte do perímetro correspondente à zona aeroportuária, e, portanto, não integra a área sob sua responsabilidade. A reportagem também tentou contato com Zelidio Barbosa Lima, coordenador do MTST, que não atendeu as ligações.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -