Vacinação contra o sarampo começou ontem em Guarulhos

- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Com 11 casos de sarampo confirmados na cidade, começou ontem o primeiro dia da campanha de vacinação contra o sarampo, oferecida para a faixa etária de 15 a 29 anos, com contraindicação para gestantes e imunodeprimidos. Ao todo serão 164 mil doses.

A imunização está disponível indiscriminadamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) independente da carteira de vacinação. Guarulhos também contabiliza 33 casos em investigação.

A Folha Metropolitana acompanhou a vacinação na UBS Cavadas e constatou que a manhã foi agitada com a campanha, porém não havia filas. “A UBS é perto da minha casa então eu já aproveitei para tomar a vacina. Eu estudo na USP, eles fizeram uma campanha, então eu já tinha ouvido sobre os casos de sarampo”, comentou a estudante de Ciências Biológicas, Marina de Lemos, de 19 anos.

Marina estava acompanhada da irmã Juliana de Lemos, de 23 anos, estudante do mesmo curso. “Nós não conseguimos nos vacinar na USP, então viemos aqui. Sempre que dá é bom evitar fila, mas quando tem fila é bom porque significa que as pessoas estão vindo”, afirmou.

A campanha ainda prevê, no dia 20, um sábado, o “Dia D”, onde todas as UBSs estarão abertas para vacinação contra o sarampo. A medida também contará com operações especiais em shoppings, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no Sesc e em terminais rodoviários e de ônibus municipais e intermunicipais, além de instituições de ensino superior.

Os sintomas do sarampo são parecidos com uma gripe, como febre, tosse e coriza, além de manchas avermelhadas na pele. Podem ocorrer também convulsões, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia. Em casos graves, pode provocar lesões cerebrais e infecções no encéfalo. Outra característica da doença é ser altamente contagiosa.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -